CONVERTEI-VOS E CREDE NO EVANGELHO

A última quarta-feira (01), toda a Igreja celebrou a abertura da Quaresma com a liturgia das cinzas. Essa celebração marca oficialmente o início do período quaresmal, em que todos os católicos são convidados a viver um tempo forte de oração, jejum e caridade.

Na paróquia de São José Operário, logo nas primeiras horas da manhã, ás 8h, houve a celebração da Santa Missa com distribuições das cinzas para os fiéis, na igreja Matriz de São José.  Às 18h, também na Igreja Matriz, adoração ao Santíssimo Sacramento em itenção das vocações e pelo sexagésimo aniversário sacerdotal do Monsenhor Juvenal. Logo após, Monsenhor Juvenal presidiu a celebração da Santa Missa.

Às 20h, na igreja de Santo Antônio do Rio das Mortes, Pe. Vinícius Campos presidiu a Santa Missa e o rito de imposição das cinzas. Falou sobre o significado deste rito, lembrando a todos que a distribuição das cinzas é um ato sacramental, mas que não perdoa os nossos pecados. Nos lembrou que o rito das cinzas nos exorta a uma vida nova, que partir dos nossos erros possamos renascer em Cristo e assim nos colocarmos corretamente no caminho da Eternidade.

Pe, Vinícius também falou sobre as penitências e abstinências que muitos católicos fazem durante este período. Alertou para que esses sacrifícios não sejam vazios e de momento, no qual não levam a verdadeira conversão. "Devemos tomar cuidado com certas penitências, onde trancamos nossos vícios no cantinho do nosso coração e aí abrimos espaço para Deus. Mas depois do período da quaresma, escancaramos a porta que estava trancada e novamente os nossos pecados tomam conta do nosso coração e aí novamente não sobra espaço para o Senhor."