Santa Missa da Ceia do Senhor

Quinta feira, 13, foi dia de celebrar a Santa Missa da Ceia do Senhor. A Santa missa na Matriz de São José, foi celebrada pelo paróco Padre Vinicíus e contou com a presença do seminarista Elissandro.

Padre Vinicíus em sua homília, salientou a importância do amor, principalmente do amor sem medidas e inacabável de Deus por nós, e se baseou em um trecho de São Agostinho: " Ama e faz o que quiseres. Se calares, calarás com amor; se gritares, gritarás com amor; se corrigires, corrigirás com amor; se perdoares, perdoarás com amor. Se tiveres o amor enraizado em ti, nenhuma coisa senão o amor serão os teus frutos." e terminando sua fala, frizou a parte do evangelho que diz: " Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros."

Logo após, imitando a prática da última Ceia do Senhor, o paróco lavou, secou e beijou os pés dos apostólos, representados por 12 homens da paróquia. Esse gesto evidencia o verdadeiro papel dos cristões da igreja, o serviço, a humildade, o colocar-se abaixo, considerar uns aos outros superiores a si mesmo.

No fim da celebração em procissão, o Santíssimo Sacramento foi levado até o sacrário da capela da paróquia, para ficar sendo adorado até à meia noite, antecedendo a sexta-feira da paixão. E em seguida foi feita a desnudação do altar. Veja as fotos aqui.

Posteriormente, na procissão do Fogareú, o grupo EncenarFé, encenou a prisão de Jesus, acompanhados por um grupo de fiéis. Veja as fotos da procissão aqui.