DEVOTOS E FIÉIS CELEBRAM 207 ANOS DO BATISMO DE NHÁ CHICA

No último domingo (23), a comunidade paroquial de Santo Antônio do Rio das Mortes celebrou o aniversário dos 2017 anos de batismo da beata Francisca Paula de Jesus, Nhá Chica. Segundo os levantamentos históricos aos 26 dias do mês de abril de 1810, a beata foi batizada na antiga capela de Santo Antônio.

Em preparação para a data, os devotos e fiéis participaram do tríduo preparatório, que teve início no dia 20 de abril e seu término no dia 22, com uma procissão com a imagem de Nhá Chica pelas ruas da comunidade.

Já na manhã de domingo, centenas de fiéis e devotos se reuniram nas ruínas da antiga capela, onde hoje está sendo construído uma capela dedicada a Francisca de Paula, para participarem da celebração da Santa Missa. Presidida pelo bispo emérito Dom Waldemar Chaves de Araújo e concelebrada pelo padre Vinícius Idefonso Campos, o momento foi de ação de graças a Deus por tantas intercessões alcançadas dedicadas a Nhá Chica.

Dom Waldemar falou sobre a importância do batismo, sacramento este que Nhá Chica soube viver na sua radicalidade. Também falou sobre o exemplo que a beata deixa para todos nós, a humildade e a confiança na misericórdia de Deus. O bispo atribui ter alcançado a cura da sua enfermidade a beata.

Atualmente no local só encontra o piso do batistério, local exato no qual Nhá Chica recebeu os santos óleos do batismo. Como aponta os estudos, na atual igreja de Santo Antônio, se encontra a mesma pia batismal que Francisca de Paula, apresentada por sua mãe, Isabel Maria, iniciou a pequenina na vida cristã.

Em toda a sua vida se dedicou a oração, a ajuda aos pobres e a construção da capela de Nossa Senhora da Conceição, em Baependí, onde viveu grande parte da sua vida. Tinha tanta devoção a Virgem Maria que tamanha intimidava saudava a mãe de Jesus carinhosamente de minha Sinhá.
Veja as fotos da celebração

ÚLTIMAS NOTÍCIAS