PARÓQUIA CELEBRA PADROEIRA SECUNDÁRIA E PRIMEIRA COMUNHÃO

Nos dias 05 a 08 de dezembro, a paróquia de São José Operário celebrou a festa em honra a Nossa Senhora da Conceição. Durante as celebrações, devotos e fiéis participaram de toda a programação da festa e meditaram: Com Nossa Senhora, esperamos a chegada do Senhor”.

Durante o tríduo, o povo do Tijuco se reuniu na Matriz de São José Operário, para rezar o Ofício de Nossa Senhora. Às 19h, teve início a celebração da Missa que contou com a presença dos diáconos que em 2018 se tornaram sacerdote da Igreja e atuarão na diocese de São João del-Rei. Estiveram presentes também, Frei Marlon Francis de Souza (O. Carm), de Belo Horizonte e os seminaristas Juliano Henriqe, da diocese de São João del-Rei e Alisson Garcia, da Congregação da Missão.

A meditação de cada subtema foi realizada pelos diáconos, Jorge Wilson Fonseca, Samuel Detomi e Plínio da Silva Almeida, respectivamente nos dias 05, 06 e 07. Na oportunidade cada um deles puderam falar um pouco sobre a Imaculada Conceição de Maria e as invocações que o povo de Deus a invoca, “Mãe Castíssima”, “Mãe do Salvador” e Mãe Imaculada”.

No dia da Solenidade da Imaculada Conceição, dia maior da festa, devotos e fiéis participaram da santa missa. Às 8h, na Matriz de São José, a celebração foi presidida pelo pároco emérito, Monsenhor Juvenal Vaz Guimarães Filho. Às 9h30, Pe. Vinícius Idefonso Campos presidiu a celebração na Igreja de Santo Antônio do Rio das Mortes. E às 17h, na Matriz de São José aconteceu a missa solene presidida pelo pároco, Pe Vinícius e contou também com a celebração do Frei Marlon Francis de Souza. Ma ocasião as crianças preparadas pela catequese realizaram a sua Primeira Comunhão. Logo após a missa, os presentes participaram da procissão com a imagem da Imaculada Conceição que percorreu ruas do bairro. Na chegada a recepção foi conduzida pelo seminarista Alisson Garcia e o pároco conduziu a consagração das crianças a Nossa Senhora.

Anúncio de Criação
Na missa das 9h30, na Igreja de Santo Antônio do Rio das Mortes, Pe. Vinícius anunciou a criação da Paróquia de Santo Antônio e Bem-Aventurada Nhá Chica. Segundo circular do bispo diocesano, Dom Célio de Oliveira Goulart,  há muito falava-se da necessidade da criação de uma Paróquia em Rio das Mortes, por motivos pastorais e pelo fato do distanciamento do povoado com a Sede da Paróquia de São José Operário do Tijuco.

O bispo ainda completa, “depois aconteceu o fato da Beatificação de Nhã Chica. Um motivo a mais de darmos ela o título de Co-padroeira da Nova Paróquia”.

A Paróquia terá aproximadamente 4.000 pessoas, sendo a matriz, a Igreja de Santo Antônio do Rio das Mortes e  4 comunidades rurais, Nossa Senhora Aparecida, nas Goiabeiras, Nossa Senhora Aparecida, no Povoado do Mumberra, Nossa Senhora do Rosário, no povoado do Canela e Santíssima Trindade, no povoado da Trindade.

Esta Paróquia ficará sob a responsabilidade do Reitor do Seminário Propedêutico São Tiago e os seminaristas do Curso Propedêutico farão ali sua presença pastoral acompanhada pelo Reitor e Pároco, Pe. Sérgio França. A instalação da paróquia e posse do Pároco será no dia 06 de fevereiro de 2018.

Imaculada Conceição- Primeiro dia do Tríduo

Imaculada Conceição - Segundo dia do Tríduo