NOVENA DO PADROEIRO TEM INÍCIO NO DIA 22

Vem chegando o fim do mês de abril e os devotos e fiéis de São José já têm um compromisso - a novena preparatória do padroeiro da Paróquia de São José Operário. A festa que têm seu ápice no dia do trabalhador, 1º de maio, já se tornou uma das atividades religiosas da cidade de São João del-Rei com grande participação popular. O santo que nesta data é invocado como protetor dos trabalhadores, também é intercessor pelos desempregados.

A novena que se inicia no dia 22 de abril acontecerá em dois momentos. Na parte da manhã, às 6h30, será recitado o santo Terço e benção do Santíssimo Sacramento. A missa com as orações da novena terão início às 7h. Já no início da noite, às 18h30, os presentes poderão participar da recitação do santa Terço e benção do Santíssimo e às 19h, será inciado a missa e após as orações da novena.

O tema trabalhado neste ano é, "Aprendendo na carpintaria de São José, o serviço do laicato". Durante os dias do novenário, os presentes poderão meditar e aprender um pouco mais sobre o Ano Nacional do Laicato, proposto pela Igreja Católica no Brasil. E contaram com a presença de outros sacerdotes que falaram sobre o tema. No primeiro tríduo (22 a 24 de abril), quem se faz presença é o vigário paroquial da Paróquia de Sant'Ana em Lavras, Pe. Túlio Marcos. No segundo tríduo (25 a 27 de abril) é a vez do vigário paroquial da Paróquia de Santo Antônio de Tiradentes, Pe. Elissandro Carvalho. E nos últimos três dias (28 a 30 de abril), finalizará as meditações, o reitor do Seminário São Nuno de Santa Maria de Belo Horizonte, Frei Marlon Moreira (OCarm).

No dia 1º de maio, dedicado ao padroeiro, na matriz de São José, serão celebradas missas às 8h, 10h, 14h e às 16h. Após a última missa, saída da procissão com a venerada imagem de São José Operario pelas ruas do bairro do Tijuco e na chegada, Te Deum laudamus e benção do Santíssimo Sacramento.

Outras atividades

No dia 28 de abril, às 15h, será presidida uma santa missa com a participação dos enfermos e idosos, rezando na intenção destas pessoas. E no domingo 29, acontece a tradicional corrida de São José Operário com a largada às 9h15.

Confira aqui a programação!