ANO FESTIVO MARCA A ORDEM MERCEDÁRIA TAMBÉM EM SÃO JOÃO DEL-REI

A história da ordem de Nossa Senhora das Mercês para a redenção dos Cativos aprisionados, tem início no ano de 1218, em 10 de agosto, na "Catedral da Barcelona". São Pedro Nolasco e mais alguns jovens faziam seus votos diante do Bispo Dom Merenguer de Palau. Os mercedários chegam no país logo após o seu descobrimento, mas foram banidos posteriormente devido ao fomento do ideal de liberdade, carisma primordial da Ordem, nesta terra dominada pela escravidão de negros trazidos da África.

Conta a história que, desde 1720, havia em São João del-Rei a Irmandade de Nossa Senhora das Mercês, sempre fomentando o desejo de abolição junto aos seus associados, os irmãos. Essa irmandade, ainda jovem, teve suas dificuldades e, por volta de 1800 (?) ficou prestes à sua extinção, tendo seu primitivo templo, quase que em ruínas, passando a funcionar na, então, Matriz do Pilar.

Já a história das Irmãs Mercedárias da Caridade em São João del-Rei começa em 21 de julho de 1948, a pedido da direção do hospital, que vinha sendo construído desde abril de 1942. No início, as irmãs mercedárias, dedicaram-se a ajudar na implantação do Hospital e com a sua inauguração em 05 de novembro de 1949, o trabalho das irmãs foi também junto aos pacientes que lá recorriam para a restituição da saúde.

Realizando o trabalho junto do hospital nasce também o desejo de desenvolver sua obra social no bairro Tijuco. Há um pouco mais de 25 anos, a Irmã Gema, deu início aos trabalhos junto aos moradores do bairro. Começou oferecendo aulas de corte e costura para moças e servia sopa às crianças. Também desenvolveram uma creche e trabalho socioassistencial às famílias carentes.

Segundo a Irmã Maria Antônia, além do trabalho social desenvolvido junto às famílias do bairro, a ordem também colabora em outras atividades paroquiais. “Estamos presente no círculo bíblico, no coral paroquial, no Ministério da Comunhão Eucarística, na catequese e sempre presente aos mais necessitados, doando alimentos, oferecendo refeições e visitando as famílias”, conta a Irmã.

800 anos da Ordem Mercedária


Por ocasião da comemoração da Ordem Mercedária e também por reconhecimento do importante trabalho das Irmãs Mercedárias da Caridade junto as atividades pastorais no bairro, a Paróquia de São José Operário reformou a capela da atual sede das irmãs.

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS