PAROQUIANOS FESTEJAM A IMACULADA CONCEIÇÃO

Já é de saber por grande parte das pessoas que a Paróquia de São José Operário antes de ser erigida teria como a padroeira Nossa Senhora da Conceição. Todavia, por determinação do bispo da época (São João del-Rei pertencia a Arquidiocese de Mariana), o patrono foi alterado, por já existir na região muitas igrejas dedicadas a devoção mariana. Assim, Nossa Senhora da Conceição ficou como padroeira secundária da paróquia.

Todo ano, ao chegar dezembro, os festejos começam na paróquia. Este ano o tema refletido pelos devotos e fiéis foi “Com a Virgem Maria, caminhemos ao encontro do Senhor que vem”. Durante os dias de preparação com o tríduo, os pregadores falaram sobre o papel de Maria Santíssima neste tempo que a Igreja iniciou após a Festa de Cristo Rei – o advento.

No dia 08, Solenidade da Imaculada Conceição, às 8h, a Santa Missa foi presidida pelo pároco emérito, Monsenhor Juvenal Vaz Guimarães Filho. A Santa Missa Solene das 17h foi presidida pelo pároco, Pe. Vinícius Idefonso Campos. Na oportunidade, dezenas de crianças realizaram a primeira comunhão. Na homilia, Pe. Vinícius disse que em Maria, temos o exemplo de cristã que confiou em Deus e soube viver um caminho de santidade.

“Com Maria podemos aprender a sermos imaculados e santos. Deus a preservou da mancha do pecado original para que fosse a mãe do Salvador. E em toda sua vida, a Virgem sempre se colocou a serviço da vontade do Senhor. Peçamos a ela para entrar nos nosso coração e a nos ensinar por meio do seu exemplo.”

Após a missa, os presentes que lotaram a igreja matriz, percorreram ruas do bairro em procissão com a imagem de Nossa Senhora da Conceição. Na chegada, as crianças que realizaram a primeira comunhão foram consagradas a Nossa Senhora.

Veja as fotos da festa Imaculada Conceição