PAROQUIANOS CELEBRAM MÃE DE TODAS AS VIGÍLIAS

Os paroquianos de São José Operário do bairro do Tijuco celebraram neste sábado (20), a mãe de todas as celebrações, a Vigília Pascal, por ser a primeira celebração oficial da Ressurreição de Jesus.

Na igreja Matriz de São José, todos participaram dos momentos que marcam esta liturgia, benção do Fogo Novo, preparação do Círio Pascal que consiste a Liturgia da Luz, Liturgia da Palavra, Preparação da água batismal, Batismo, renovação das promessas batismais que consiste na Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística.

Na Liturgia da Palavra foram lidas as sete leituras propostas retiradas do Antigo Testamento. Essas leituras são como um resumo de toda a História da Salvação. Cada leitura foi seguida por um salmo e uma oração relativa a aquilo que foi lido, proclamada pelo pároco, Pe. Vinícius Idefonso Campos.

O Gloria in excelsis foi cantado e os sinos, sinetas e campainhas da igreja anunciaram a ressurreição de Jesus Cristo. Após o canto do Glória, foi lida uma leitura da epístola aos Romanos seguida do Salmo 118.

Na Liturgia Batismal, os presentes foram convidados a renovarem as promessas batismais e reafirmar a fé católica rezando o Credo. Também foram batizadas duas crianças. A Igreja antiga batizava os catecúmenos nesta noite.

Com a Liturgia da Eucarística, aconteceu o momento culminante da Vigília: a consagração da hóstia e do vinho em Corpo e Sangue, sacramento pleno da Páscoa. Os presentes reviveram a memória do sacrifício da Cruz, a presença de Cristo Ressuscitado, o ápice da Iniciação cristã e o antegozo da Páscoa eterna.

Ao fim da celebração, as crianças receberam uma lembrança de páscoa das mãos do pároco.

Vejam as fotos da celebração aqui!