FIÉIS E DEVOTOS FESTEJAM O PADROEIRO DOS TRABALHADORES

No dia em que celebramos a festa do trabalhador, comemoramos o patrono da paróquia do Tijuco, o glorioso São José Operário. O santíssimo São José, protetor da Igreja Universal, assumiu este compromisso de não deixar que nenhum trabalhador de fé – do campo, indústria, autônomo ou não, mulher ou homem – esqueça-se de que ao seu lado estão Jesus e Maria. A Igreja, nesta festa do trabalho, autorizada pelo Papa Pio XII, deu um lindo parecer sobre todo esforço humano que gera, dá a luz e faz crescer obras produzidas pelo homem: “Queremos reafirmar, em forma solene, a dignidade do trabalho a fim de que inspire na vida social as leis da equitativa repartição de direitos e deveres.” (Fonte: Canção Nova).

Em nossa paróquia, foi um dia de muito participação e fervor por parte dos fiéis que marcaram forte presença em nossa Matriz. Iniciamos as festividades do dia 1º com Missa às 8 horas, celebrada pelo Padre Fábio Damasceno, da Paróquia Sant’Ana em Barroso e concelebrada pelo Padre Rondineli Cristino, da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré em Nazareno, contando também com a participação do Diácono Álisson (saiba mais sobre a Missa das 8hrs clicando aqui).

Às 10 horas, houve Missa com a participação das crianças da comunidade. O celebrante foi o pároco da Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matozinhos, padre José Bittar, que em sua homilia falou sobre São José de uma maneira especial para as crianças ali presentes. Esta Missa contou com a participação da Creche Celina Viegas, Creche Semente do Saber, Escola Estadual Professor Iago Pimentel, Escola Municipal Dr. Kleber Vasques Filgueiras e Escola Chave do Saber.

Quem também ilustrou a festa do Padroeiro foi Dom Waldemar Chaves de Araújo, Bispo Emérito desta Diocese, celebrando a Missa das 14hrs. Sua homilia foi acerca do quarto Mandamento da Lei de Deus, “Honrar pai e mãe”, falando sobre o respeito que Jesus tinha com São José, um homem justo e bom. Além disso, orientou os féis presentes para que, neste primeiro de maio, honrassem o nome de São José e lembrassem sempre do trabalho que ele fez na Terra.

Caminhando para o fim, tivemos Missa Solene às 16hrs, celebrada pelo Padre Geraldo Magela, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar, contando com a presença de vários outros padres e diáconos. Padre Geraldo fez uma bela reflexão sobre o tema Santidade. Primeiro enfatizou a inspiração que os Santos trazem para a nossa vida, e como devemos nos inspirar na vida de São José para sermos cristãos melhores, pois este era um homem justo e forte, mas que não perdeu sua ternura e agiu em nome do amor e da misericórdia. Depois, falou sobre a intercessão: devemos rezar uns pelos outros como os Santos rezam por nós. Concluiu pedindo para que São José interceda por todos os trabalhadores, principalmente os desempregados e explorados, e para que a exemplo de São José, possamos construir um mundo que esteja mais perto dos sonhos de Deus.

Logo após a missa, se iniciou a procissão com o andor da belíssima imagem de São José Operário percorrendo e abençoando as ruas da comunidade. O percurso foi marcado com belas homenagens ao Santo; um grande número de fiéis e devotos de todas as partes vieram prestigiar o padroeiro dos trabalhadores. Na chegada, houve canto do Te Deum Laudamus e Benção do Santíssimo Sacramento, encerrando assim, a festa do padroeiro deste ano.

Que São José abençoe a cada um que contribuiu de alguma forma para a realização da Festa de São José Operário 2019!

Veja mais fotos: Missa das 8hrs - Missa das 10hrs - Missa das 14hrs - Missa das 16hrs - Procissão