PARÓQUIA INICIA OS TRABALHOS DA PASTORAL DA SOBRIEDADE

As diversas pastorais e movimentos em uma paróquia são uma forma da presença da Igreja na vida dos seus paroquianos. É uma das formas de evangelização e que atende um dos pedidos do Santo Padre, o Papa Francisco que nos exorta a viver uma Igreja em saída.

No último domingo, 20, foi lançada na Paróquia de São José Operário, o início dos trabalhos da Pastoral da Sobriedade. O trabalho desta pastoral se destaca por ser uma ação concreta da Igreja na Prevenção e Recuperação voltada para os que estão sofrendo com as dependências do álcool, das drogas, dos comportamentos inadequados e dos pecados e a todos os seus familiares com o objetivo de atuar na prevenção, intervenção, recuperação, reinserção familiar e social e nas políticas públicas relacionadas com a dependência química provendo a vida integralmente, facilitando a inclusão social e a sobriedade. Pela Terapia do Amor trata todo e qualquer tipo de dependência, além de propor uma mudança de vida baseada na valorização da vida a pessoa humana.

Dentro da Pastora da Sobriedade, existe alguns caminhos que são trabalhados junto dos participantes que primeiro, passa pelo reconhecimento da dependência e do uso excessivo do álcool ou droga. Abaixo está exposto um pouco da metodologia abordada:

Prevenção: Nas fases da Dependência Química-Álcool / Drogas

1ª Fase Uso pela primeira vez - Álcool /Drogas

-Pode acontecer principalmente entre: crianças, adolescentes, jovens e adultos.

-Quando pode acontecer? Viagens, passeios, festa, etc: Na busca de aventuras. Aquele(a) que não quer acaba experimentando para não se tornar o “MANÉ” da turma. (Influência)

2ª Fase - Uso ocasional passivo

-O usuário acha que tem controle e começa a “MARCAR ENCONTROS” com ela a droga. Quando e onde? Em festas repetidas com os mesmos amigos(as) e ou colegas em barzinhos, granjas, passeios, churrascos, etc.

-Nessa fase aquele(a) que já experimentou pode demonstrar a sua vontade ou interesse pelas drogas ou também desistir devido os malefícios que a drogas já estão provocando em seu organismo.

3ª Fase Uso regular – Instabilidade

-Aquele(a) que já está fazendo uso com certa frequência, ESTÁ A UM PASSO AS DEPENDÊNCIA QUÍMICA.

- Mantém as drogas escondidas para usá-las quando tiver vontade e ou mesmo pela segurança de tê-las em seu poder.

- Nessa fase as mudanças de comportamento já se manifestam ou se apresentam.

4ª Fase – Dependência

-A derrota a perca total, “O FUNDO DO POÇO”.

-A decadência se apresença de forma real e totalmente visível.

-A droga passa a ser alimento essencial para sua vida (domínio total a escravidão imposto pela droga)

-Não tem mais nenhum controle (compulsivo).

Recuperação da Dependência de Álcool / Drogas

1ª Passo - Admitir (Aceitar)

-Quem se tornou um dependente químico e que quer mudar de vida, pode buscar ajuda em:

- ALGUNS CASOS O TRATAMENTO ACONTECE:

-Com acompanhamento nos CAPS-AD (Centro de Apoio Psico Social para dependentes de álcool/ drogas);

-Com psicólogos;

-Médicos especializados;

-Internações em hospitais e clínicas especializadas em tratamento para dependência química e em comunidade terapêuticas.

- GRUPOS DE AUTO AJUDA:

-PASTORAL DA SOBRIEDADE (Vivência dos 12 passos do Programa de Vida Nova - Pedagogia de Jesus Cristo Libertador) para dependentes e familiares.

-Alcoólicos Anônimos (A.A);

-AL Non (Para familiares alcoólicos);

-Narcóticos Anônimos (N.A);

-Nar-Anon (Para familiares de narcóticos);

-Amor Exigente (A.E);

-Outros.

Os encontros na Paróquia de São José Operário ocorrerão em reuniões semanais, todas as quartas-feiras, às 19h30, no Centro de Pastoral Monsenhor Juvenal – Sala Irmã Virgínia

Para mais informações, basta ir a Secretaria Paroquial situada na Praça Pe. José Antônio Assis Teixeira, s/n – Tijuco ou entrar em contato pelo telefone (32) 3371-1302.

“Por melhor que seja alguém jamais conseguirá ser tão eficiente quanto todos nós unidos”.