PARÓQUIA REALIZA PROGRAMAÇÃO PARA TEMPO QUARESMAL

O tempo da quaresma é um tempo de reflexão e conversão do cristão. Ele antecede o Tempo Pascal.  Inicia-se com a Quarta-Feira de Cinzas e se prolonga até a Quinta-Feira Santa, na Missa da Santa Ceia. Ou seja, essa missa vespertina já não faz parte da Quaresma, mas sim do Tríduo Pascal. Eis o que diz a carta apostólica de Paulo VI, quando aprovou as Normas Universais do Ano Litúrgico e o novo Calendário Romano geral: "O tempo da Quaresma vai da Quarta-feira de Cinzas até a Missa da Ceia do Senhor, exclusive" (n. 28).

A Quaresma é um dos quatro tempos fortes do ano litúrgico e isso deve ver-se refletido com intensidade em cada um dos detalhes de sua celebração. Quanto mais forem acentuadas suas particularidades, mais frutuosamente poderemos viver toda sua riqueza espiritual.

A Quaresma é um tempo privilegiado para intensificar o caminho da própria conversão. Este caminho supõe cooperar com a graça, para dar morte ao homem velho que atua em nós. Trata-se de romper com o pecado que habita em nossos corações, nos afastar de todo aquilo que nos separa do Plano de Deus, e por conseguinte, de nossa felicidade e realização pessoal.

A paróquia de São José Operário, preparou uma programação em que todos são convidados a participar dos diversos momentos litúrgicos e paralitúrgicos a fim de contribuir na conversão interior e exterior de cada fiél. “... Eis o tempo favorável, eis o dia da Salvação!” (2Cor 6, 2).

Confira toda a programação abaixo.

Acesse também o link a seguir para  baixar o App do livro Exercícios Quaresmais, escrito pelo Pe. Vinícius, um guia de reflexões para cada dia da quaresma:

* Texto escrito com informações do Portal A12 e ACI digital