FORANIA DO PILAR PROMOVE ENCONTRO FORMATIVO SOBRE CF 2020

Os presentes refletiram os desafios da Igreja ante ao mudo cada vez mais desigual e individualizado, e a um olhar mais atento aos mais pobres e marginalizados.

No último dia 29 de fevereiro, a Forania de Nossa Senhora do Pilar, realizou no Salão Irmão Sol, a formação sobre a Campanha da Fraternidade 2020 (CF). Com o tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34), o encontro teve como objetivo preparar os movimentos e pastorais das paróquias que compõem a forania a trabalharem nas suas realidades o texto base e as propostas da Campanha deste ano. O encontro contou com a participação de 160 representantes de algumas paróquias da forania. Também estiveram presentes o Sr. Bispo Diocesano, Dom José Eudes e alguns padres.

O momento formativo foi conduzido pelo Frei Valter Pinto Vieira Júnior - OFM. O franciscano falou sobre os objetivos gerais e específicos do tema e lema. A CF quer exortar a cada um a refletir a importância do cuidado com o maior dom dado por Deus a cada um de nós - a vida. Além disso, de nos chamar a tomada de consciência sobre nossa responsabilidade em preservar a vida em todos os aspectos nessa grande Casa Comum.

Ademais, o lema deste ano, nos evoca ao rosto misericordioso de Deus Pai. A caminhada da Campanha entra em acordo com o que o Papa Francisco vem convidando a Igreja a experienciar em um mundo cada vez mais urbano pelo anúncio da Palavra de Deus.

A Campanha da Fraternidade deste ano visa sobretudo combater a posição de individualismo e de alto consumismo que assola a nossa sociedade. Somadas a isso, o objetivo também é ir na contramão da mercantilização da vida e das suas consequências como “o perverso caminho da intolerância política, religiosa e cultural, raiz de fundamentalismos, de preconceitos e de discriminações. Por trás de cada ato de preconceito e discriminação há muita dor e sofrimento diante dos quais não podemos permanecer indiferentes.” (Texto-base CF-20, nº 52).

O próximo compromisso em nível de fornia será no dia 07 de março, às 18h, no distrito do Rio das Mortes. A paróquia de Santo Antônio e da Bem-Aventurada Nhá Chica acolherá os fiéis para a quarta Caminhada Penitencial que se encerrará com a Santa Missa que será concelebrada com os padres da forania do Pilar.

Compõe a Forania de Nossa Senhora do Pilar, as paróquias da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, São José Operário, Bom Jesus do Monte, São Francisco de Assis, Santo Antônio e da Bem-Aventurada Nhá Chica (Rio das Mortes), São Sebastião (São Sebastião da Vitória), São Miguel Arcanjo (São Miguel do Cajuru) e Nossa Senhora da Conceição (Conceição da Barra de Minas).

Confira fotos aqui!