VIRTUDES DE SÃO JOSÉ SÃO REFLETIDAS NA NOVENA DO PADROEIRO
Em continuidade, a programação das Festividades em honra de São José Operário vem sendo celebrada de forma atípica devido a pandemia do Coronavírus, mas por meio das transmissões do Facebook e das rádios Emboabas FM e São João del-Rei AM, os devotos e fiéis, estão em suas casas rezando e agradecendo a Deus a intercessão do santo padroeiro da Paróquia.

No dia 23, segundo dia da novena  em honra a São José Operário,o pároco, Padre Vinícius Idefonso Campos, celebrou a Santa Missa e falou sobre a importância do dom da obediência a Deus. “Durante este tempo rico da Páscoa, Pedro nos lembra: importa obedecer a Deus”. Meditando o tema da obediência e da confiança em Deus, a exemplo de São José, , o paróco destaca o exemplo de São José que soube obedecer totalmente a Deus” “É obedecendo a Deus - continua o pároco - que Ele vai assim conduzindo e abrindo nossos caminhos, nossa humanidade, nossa espiritualidade.” Após a Santa Missa seguiu-se as orações da Novena em honra a São José Operário.

No dia 24, terceiro dia da Novena, presidiu aSanta Missa, o vigário paroquial do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, Padre Lucas Alerson de Souza. Em sua homilia, Padre Lucas relembrou São José como guardião da Igreja, guardião da Família e, principalmente, guardião de nossa fé. "Uma comunidade paroquial se alegra quando celebra seu padroeiro, porque olhando para as virtudes desse homem ela [a comunidade] se sente amparada”. Terminando sua homilia, Pe. Lucas fez uma prece frente à imagem de São José Operário, pedindo ao santo padroeiro que nos ensinasse a sermos melhores cristãos e a fazermos a vontade de Deus em nossa vida. Em seguida à Santa Missa, Padre Vinícius conduziu as orações da novena em honra a São José Operário.

No sábado, 25, Pe. Vinícius Idefonso Campos foi quem presidiu a Santa Missa e as orações do 4º dia da Novena em honra a São José Operário. Celebrando a liturgia dominical, o padre fez a sua homilia apoiado no Evangelho do dia sobre os discípulos de Emaús presente no Evangelho de São Lucas. "Os discípulos caminham como nós, em tantos momentos da vida, atordoados, desiludidos, desnorteados, sem saber o que fazer da vida, tentando fugir para longe de todas as tribulações”. E continuou: “enquanto os dois discípulos e nós caminhamos nesta situação, Jesus se aproxima e vai passo a passo conosco, sussurra ao nosso coração: ‘Não tenhas medo! Eu estou contigo’”. As orações da novena foram realizadas após o término da Santa Missa.

Já no domingo, 26, a paróquia de São José Operário recebeu Pe. Dirceu de Oliveira Medeiros, subsecretário geral da CNBB, que presidiu a Santa Missa. Pe. Dirceu lembrou a importância da paternidade de São José, pois “São José tornou-se para nós um grande exemplo de paternidade responsável”. Ainda lembra que São José é um homem justo, pois esperou em Deus. “São José é o homem da intimidade com Deus, com quem Deus fala”, disse. Terminada a celebração da Santa Missa, foram rezadas as orações da Novena em honra a São José Operário.

Texto: Sem. Jonas Marciel (adaptado)