Festa do Bom Jesus do Lenheiro acontece pela primeira vez

Outro fato histórico acontece na Paróquia de São José Operário. Celebrando o Ano Jubilar Extraordinário da Misericórdia, acontece pela a primeira vez, a festa dedicada ao Senhor Bom Jesus do Lenheiro.

As festividades dedicadas ao Nosso Senhor começam no dia 03 de agosto, com o tríduo preparatório, que se encerra no dia 05. No dia 06, data litúrgica que celebra a Transfiguração do Senhor, se concentra as maiores atividades.

A imagem do Bom Jesus chegou ao altar principal da Matriz de São José Operário em 1992 e até o ano de 2016, nunca havia saído em procissão. Neste ano com a Caminhada da Misericórdia organizada pela diocese, as imagens do Bom Jesus do Monte, do Lenheiro, do Bonfim e do Matosinhos se encontraram para uma celebração na Paróquia da Catedral Basílica do Pilar. E agora percorrerá ruas do bairro do Tijuco em procissão.

Confira a programação:

TEMA

Bom Jesus do Lenheiro, face misericordiosa do Pai

De 03 a 05 de agosto
Tríduo Preparatório
Às 18h30m - Recitação do Santo Terço.
Às 19h00    - Santa Missa e, após, orações do Tríduo.

Dia 06 de agosto
Transfiguração do Senhor - Festa do Senhor Bom Jesus do Lenheiro

Às 18h 30m - Santa Missa Solene. Em seguida, Procissão do Senhor Bom Jesus do Lenheiro. À chegada da procissão, Bênção do Santíssimo Sacramento.

Serão pregadores os Rev.mos Srs.:

Dia 03 de agosto
Padre Geraldo Magela da Silva
DD. Pároco da Paróquia da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar

Dia 04 de agosto
Monsenhor Juvenal Vaz Guimarães Filho
DD. Pároco Emérito da Paróquia de São José Operário

Dia 05 de agosto
Padre Frei William Bruno
DD. Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Bom Sucesso

Subtemas:
1º dia: A compaixão de um estrangeiro: o bom samaritano (Lc 10, 25-37)
2º dia: Uma compaixão excessiva: o pai misericordioso (Lc 15, 11-32)
3º dia: Aquele a quem pouco foi perdoado, pouco ama: os dois devedores (Lc 7, 36-50)

Participações:
Dia 03/08 – Movimento Terço da Misericórdia, Pastoral da Criança, Pastoral Familiar, Movimento Terço das Mulheres, ECC, Movimento Familiar Cristão, SSVP, Legião de Maria, Comunidades: Dom Lucas, Barro Preto, Gameleiras, Nossa Senhora das Graças e Maria Alves Barbosa.

Dia 04/08 – Pastoral do Batismo, RCC – Grupo de Oração Bom Jesus do Lenheiro, Movimento Mãe e Rainha, Missionários, Pastoral das Vocações (OVS), Movimento Terço dos Homens, Pastoral da Música, Pastoral da Saúde, Comunidades: Santo Antônio, Águas Gerais, Sagrado Coração de Jesus, São João, Águas Férreas e Residencial São José.

Dia 05/08 – Pastoral da Comunicação, Pastoral da Catequese, Coroinhas, Apostolado da Oração, Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, Círculos Bíblicos, Pastoral da Juventude, Irmandade do Santíssimo Sacramento, Equipe de Leitores, Comunidades: São José, Nossa Senhora de Fátima e São Caetano.

Dia 06/08 – Pastoral Social, Pastoral do Dízimo, Pastoral da Crisma, Comunidades: Rio das Mortes, Goiabeiras, Risoleta Neves I e II, Canela, São Bento, Vila Jardim São José, Alvorada e Residencial Lenheiros.

Avisos:

Não haverá movimento externo de barraquinhas após as celebrações.

Confissões: Dias 03, 04 e 05 de agosto, às 15h na Matriz.

Pedimos a colaboração de todos os paroquianos e fiéis, pois toda a renda da festa do Senhor Bom Jesus do Lenheiro será destinada à continuidade da reforma e adaptações do prédio paroquial de pastoral. Desde já, o nosso profundo agradecimento a todos.

Trajeto da procissão: saindo pela rua São José, rua Armando de Carvalho, rua Benedito Alziro da Silva, rua Mario Mazoni e retornando pela rua São José até a Matriz.

Pedimos as famílias que enfeitem as ruas para a procissão.

Agradecimentos:

Agradecemos a todos pela presença e colaboração. Rogamos a Deus que derrame copiosas e as mais preciosas bênçãos sobre todos os que participarem e nos ajudarem na realização da primeira festa do Senhor Bom Jesus do Lenheiro.

Arte: Eder Campos
Foto: Willian Carvalho