PARÓQUIA SE PREPARA PARA O TEMPO DA QUARESMA

Já se encontra disponível a programação do tempo da quaresma na paróquia. A Quaresma é o tempo litúrgico de conversão, de reviver o nosso batismo, que a Igreja nos proporciona para preparar para a grande festa da Páscoa. É tempo para nos arrependermos de nossos pecados e de mudar de vida, correspondendo à graça de Deus que nos concede esse dom.

Celebrações, formações e muita oração marcam as atividades paroquiais. A santa missa das Cinzas acontecerá, no dia 01 de março. Na igreja matriz teremos, às 8h, celebração da Eucaristia, novena perpétua e imposição das cinzas. Às 18h, acontecerá a hora santa vocacional em ocasião dos 60 anos de sacerdote do pároco emérito, Monsenhor Juvenal, benção do Santíssimo Sacramento, celebração da Eucaristia e imposição das Cinzas. Na comunidade do Rio das Mortes, a celebração da Eucaristia acontecerá às 20h com a imposição das Cinzas.

A Quaresma

A Quaresma dura 40 dias: começa na Quarta-feira de Cinzas e termina na Quinta-feira Santa à tarde. Ao longo deste tempo fazemos a nossa parte para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis, que devemos viver como filhos de Deus.

Trata-se de um tempo privilegiado de conversão, combate espiritual, jejum, abstinência, esmola, sacrifício, oração e escuta da Palavra de Deus. A característica fundamental e indispensável da Quaresma é a conversão da vida velha para darmos passos na nova vida em Cristo! O número “quarenta” é bíblico e cheio de simbolismos: os quarenta dias do Dilúvio, os quarenta dias de Moisés no Monte Sinai, os quarenta anos de Israel no deserto, os quarenta dias do caminho de Elias até o Sinai e, sobretudo, os quarenta dias do Senhor Jesus no deserto, preparando sua vida pública, quando, após esses dias de jejum, é tentado pelo demônio.

Confira aqui a programação!