Paroquianos abrem a quaresma participando da “Missa das Cinzas”

Com o encerramento do carnaval, a Igreja Católica entra em um tempo litúrgico chamado quaresma, mas o que venha a ser esse período? O tempo quaresmal tem início na quarta-feira de Cinzas e se encerra nas primeiras vésperas da quinta-feira Santa. São quarenta dias para nos prepararmos para a maior festa da Igreja, a Ressurreição de Jesus Cristo.

Abrindo esse período, a Paróquia de São José Operário celebrou a Santa Missa e Imposição das cinzas. Elas são sinal de penitência, no sentido de conversão. No gesto de imposição sobre a cabeça das pessoas, o sacerdote ou o ministro diz: “Convertei-vos e crede no Evangelho”. A conversão consiste em crer no Evangelho. Crer é aderir a ele, viver segundo os ensinamentos do Senhor Jesus.

Pode-se usar também a fórmula tradicional: “Lembra-te que és pó e ao pó hás de voltar”. Numa das orações de bênção das cinzas se diz: “Reconhecendo que somos pó e que ao pó voltaremos, consigamos, pela observância da Quaresma, obter o perdão dos pecados e viver uma vida nova.

Em sua homilia, Padre Vinícius Campos falou sobre a riqueza do tempo quaresmal e chamou a consciência para realmente nos penitenciarmos com ações de verdadeiras mudanças, aquelas que promovam conversão e não promessas vazias, que só enganam a nós mesmos.