RIO DAS MORTES VIVE SEMANA MAIOR DA FÉ CATÓLICA

A comunidade paroquial de Santo Antônio do Rio das Mortes viveu nestes últimos dias a semana maior da fé católica. As celebrações da Semana Santa começaram no domingo de Ramos e se encerraram com a festa da pascoa, no domingo da Ressurreição.

O domingo (09), foi marcado com a tradicional procissão dos ramos, que teve início na praça Santa Cecília até a igreja de Santo Antônio. Presidida pelo frei César Silvan, padre carmelita que veio colaborar junto da paróquia de São José Operário, a celebração foi cheia de alegria e uma reflexão sobre o Evangelho da Paixão do Senhor, a qual convidou a um reavivamento da fé.

Na segunda-feira (10), os fiéis participaram da para liturgia do Depósito de Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos e na terça-feira (11), após a celebração comunitária da Penitência, o povo presente caminhou com a imagem de Nossa Senhora das Dores para o seu depósito.

NA quarta-feira (13), aconteceu o sermão do Encontro de Jesus e Maria. O momento foi conduzido pelo reverendíssimo Pe. Adriano Tércio, pároco da paróquia de São Sebastião de Ingaí.

Na quinta-feira (14), o frei César Silvan, presidiu a celebração do Lava-pés e a Santa Missa da Ceia do Senhor. Neste dia a igreja deu início ao tríduo pascal. O rito do lava-pés marca o gesto de Jesus, no qual lava os pés dos seus discípulos e após realiza a última ceia, onde instituiu a Eucaristia e o sacerdócio. O final da celebração foi marcado com a transladação do Santíssimo Sacramento, desnudação dos altares e a adoração ao Santíssimo.

Na sexta-feira da Paixão (15), logo cedo, um grupo de pessoas saíram às ruas para rezarem o santo exercício da Via-Sacra. Às 15h, frei Márcio presidiu a Solene Ação Litúrgica, com a adoração da Cruz. Em sua homilia falou sobre o projeto de salvação da humanidade por Deus, onde se manifesta em Jesus, o cordeiro imolado. À noite, o Seminarista Elissandro Carvalho pregou o sermão do Descendimento e após, canto da Verônica e os presentes participaram da procissão do enterro do Senhor.

A celebração da Vigília Pascal, onde aconteceu a benção do fogo novo, preparação do Círio Pascal e a renovação das promessas batismais teve seu momento forte com o Hino de Louvor, onde os sinos tocaram anunciando a ressureição de Jesus. Frei Márcio trouxe a reflexão da alegria. Que todos os cristãos católicos devem se sentir felizes, pois com a ressureição de Cristo, somos todos convidados a grassa da ressureição da carne e que em Cristo se manifestou o maior ato de amor do Criador pela criação.

O domingo da Ressureição, o dia em que os cristãos celebram a vitória do Cristo sobre o pecado e a morte, foi presidido pelo padre Vinícius Campos, no qual refletiu sobre a importância da Páscoa na dimensão individual e comunitária de todo o católico. Após, aconteceu a tradicional procissão do Santíssimo Sacramento com a benção.

Veja as fotos aqui.