DEVOTOS CELEBRAM 296 AN0S DE DEVOÇÃO A SANTO ANTÔNIO

No último dia 13 de junho, moradores, devotos, fiéis e visitantes do distrito de Santo Antônio do Rio das Mortes, comunidade paroquial da Paróquia de São José Operário, celebraram Santo Antônio. Com quase trezentos anos de fé e devoção, mesmo com chuva, a tradicional festa não perdeu seu brilho.

Após treze dias de celebração em preparação da festa, onde meditaram o tema “Santo Antônio, modelo de santidade”, o dia maior foi marcado por celebrações eucarísticas e procissão com a imagem de Santo Antônio.

Durante a manhã, Pe. Márcio César, pároco da paróquia de Nossa Senhora Mãe de Deus, presidiu a celebração eucarística com a participação das crianças da catequese e estabelecimentos educacionais. Em sua homilia, Pe. Márcio destacou a simbologia que existe na imagem de Santo Antônio.

“Nas mãos de Santo Antônio encontramos o Evangelho aberto, representa o Evangelho, a sabedoria de Santo Antônio e o fato de ele ser Doutor da Igreja. Representa, também, o pregador extraordinário que reunia multidões para ouvi-lo. O menino Jesus representa a intimidade de Santo Antônio com Cristo. Ele estando em cima do livro, a Bíblia, significa que Santo Antônio anunciava Jesus Cristo, o Verbo encarnado. De fato, todos os sermões de santo Antônio foram sobre Jesus e as passagens do Evangelho. Ele revelou com poder e força o Verbo divino. E a cruz na mão podendo significar duas coisas: o espírito missionário do santo, ou, seu desejo de tomar-se um mártir da fé”, explicou o sacerdote.

Na Santa Missa solene, o pároco Pe. Vinícius Campos presidiu a celebração que contou com a participação da Orquestra Lira do Oriente. Em sua homilia, Pe. Vinícius destacou o exemplo de Santo Antônio e a sua devoção a virgem Maria.

“Celebrar este grande taumaturgo é poder também lembrar da virgem Maria a quem Santo Antônio era devoto. Como Maria, Santo Antônio se fez servo e fez de sua vida serviço ao anúncio do Evangelho. Como Nossa Senhora, Santo Antônio servia o Divino Mestre. ‘Fazei tudo o que Ele vos disser!’ (Jo 2,5), foi assim a vida deste homem que priorizou a sua missão em anunciar o Evangelho aos povos”, relatou o pároco.

Em seguida aconteceu a procissão de Santo Antônio, mesmo debaixo de chuva, os devotos saíram em rasoura com a imagem pelas ruas da comunidade. Na chegada houve queima de fogos e a tradicional benção dos pães de Santo Antônio.

Veja as fotos aqui!