MÃE DOS POBRES, BEATA NHÁ CHICA, RECEBE HOMENAGEM NA SUA FESTA LITÚRGICA

Natural do distrito de Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno, beata Nhá Chica soube viver a radicalidade do seu batismo e hoje, especialmente nas dioceses de São João del-Rei e da Campanha, em muitas igrejas temos a imagem de Francisca nos altares.

Beatificada em 04 de maio de 2013, todo dia 14 de junho, devotos celebram sua festa litúrgica. Na sua terra natal, os fiéis participaram da Santa Missa presidida pelo pároco da paróquia de São José Operário, Pe. Vinícius Campos.

Conhecida como” Mãe dos Pobres” e “Conselheira para Todos”, Francisca de Paula de Jesus ´viveu sua vida simples sempre em favor dos pobres e necessitados. O seu exemplo nos ensina que para alcançarmos a santidade, não se precisa de realizar grandes feitos, mas realizar os mais pequenos e simples com amor.

Na sua prática, Pe. Vinícius destacou uma das virtudes da beata, a humildade. Ele falou sobre como a vida de Francisca foi baseada em ter um coração humilde. E como o seu exemplo nos convida a ter um coração pobre em espírito.

“ ‘Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus.’  (Mateus 5;3). Na vida da beata podemos encontrar o testemunho desta bem-aventurança proferida por Jesus no Sermão da Montanha. Nhá Chica sempre se colocou como serva de Cristo e de Nossa Senhora, a Virgem da Conceição. Na sua vida terrena sempre voltou o seu olhar aos mais pobres. No seu coração não existia grandeza, somente amor para com aqueles que a ela recorriam”, refletiu o padre.

Após a Santa Missa, os devotos, fiéis e visitantes percorreram ruas da comunidade com a imagem da beata e também do padroeiro de Santo Antônio. Na chegada houve queima de fogos e uma homenagem feita pelo terço da Mulheres da paróquia de São José Operário.

Veja as fotos aqui!