TRADIÇÃO E ORAÇÃO MARCAM FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Uma das mais tradicionais festas da comunidade do Rio das Mortes aconteceu neste domingo (22). Com grande participação de público, centenas de pessoas prestaram sua homenagem, orações e agradecimentos a Virgem Maria, sob o título de Rainha do Rosário.

A preparação para o dia maior teve início no dia 19, com missa e tríduo preparatório. A celebração foi presidida pelo pároco, Pe. Vinícius Campos. No dia 20, o presidente da celebração foi o reitor do Seminário Propedêutico Diocesano, Pe. Sérgio França. E encerrando o tríduo no dia 21, o vigário forâneo de Nossa Senhora do Pilar, Pe. Geraldo Magela presidiu a Eucaristia.

No dia 22, o grupo de Congado Nossa Senhora do Rosário, com 337 anos de criação, em cortejo, foi para a Igreja de Santo Antônio para participar da missa Solene, presidida pelo pároco, Pe. Vinícius. Ao fim da celebração, o pároco rezou a ladainha de Nossa Senhora e incensou a venerada imagem da Virgem do Rosário.

A parte de reinado da festa teve início com a apresentação do congado, após a missa, que percorreu ruas da comunidade. Às 15h30, reis e rainhas entregaram suas coroas na parte cultural da festa. Este momento contou com a presença do pároco que aspergiu os participantes e também da banda Lira do Oriente Santa Cecília.

Ao fim da tarde, a procissão percorreu ruas da comunidade. Na chegada, diácono Noel conduziu a Benção do Santíssimo Sacramento. Queima de fogos e cortejo do congado com a posse dos novos reis e rainhas encerraram a festa.

Confira as fotos da festa aqui.