Dom Célio morre aos 73 anos

Toda a diocese de São João del-Rei está em luto. Falece aos 73 anos, Dom Célio de Oliveira Goulart, bispo da Diocese de São João del-Rei. O religioso estava internado na Santa Casa de Misericórdia desde 26 de dezembro de 2017 e morreu na madrugada desta sexta-feira (19). Dom Célio lutava contra um câncer desde dezembro de 2016.

O seu corpo está sendo velado na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar. No sábado (20), será celebrada na igreja, às 10h, a missa de corpo presente, com a presença do Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Moreira  e diversos bispos e padres que se farão presentes.

Segundo nota emitida pela Diocese, o seu corpo será transportado para Itaúna, a pedido dos familiares. Chegando na cidade, o bispo será velado na Igreja Matriz de Sant’Ana e o sepultamento será no domingo (21), após missa, às 10h.

Sobre o bispo

Dom Célio de Oliveira Goulart é o quarto bispo da diocese de São João del-Rei. Sua posse aconteceu no dia 17 de julho de 2010. Anteriormente, atuava na Diocese de Cachoeira de Itapemirim, ES. Esteve a frente desta diocese durante os últimos 7 anos.

Natural de Piracema, estudou filosofia no Convento São Boaventura, em Daltro Filho (RS) e no Convento Santa Maria dos Anjos, em Betim (MG). O curso de teologia foi feito no Convento Santo Antônio, em Divinópolis (MG), e no Instituto de Teologia da PUC-Minas, em Belo Horizonte (MG).

Em 12 de julho de 1969 foi ordenado padre pela Ordem dos Frades Menores (OFM). Em agosto de 1998 foi nomeado bispo da diocese de Leopoldina (MG) e adotou como lema “A cruz é a força de Deus”. Em 2003, foi transferido para a diocese de Cachoeiro do Itapemirim. De 2003 a 2007, foi presidente do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de Minas Gerais e Espírito Santo e membro do Conselho Permanente da CNBB.

Segundo relatos de padres da diocese, Dom Célio deu um exemplo de fé e confiança a Deus. Desde a descoberta da doença sempre se entregou nas mãos de Deus e soube suportar os momentos mais difíceis com muita serenidade e paciência.

No último dia 12, a Santa Casa da Misericórdia de São João del-Rei inaugurou o Centro de Tratamento Oncológico (CTO) Dom Célio de Oliveira Goulart. O evento reuniu médicos, funcionários da Santa Casa, autoridades, sacerdotes e familiares do bispo que recebeu a homenagem.

Dom Célio sempre se fez presente nas atividades da Paróquia de São José Operário. Ainda em tratamento contra o câncer, o Bispo visitou a paróquia na ocasião da chegada da nova imagem de São José Operário. Também celebrou uma das celebrações do Jubileu de Diamante do Monsenhor Juvenal, no dia 02 de dezembro. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS