Dom Célio morre aos 73 anos

Toda a diocese de São João del-Rei está em luto. Falece aos 73 anos, Dom Célio de Oliveira Goulart, bispo da Diocese de São João del-Rei. O religioso estava internado na Santa Casa de Misericórdia desde 26 de dezembro de 2017 e morreu na madrugada desta sexta-feira (19). Dom Célio lutava contra um câncer desde dezembro de 2016.

O seu corpo está sendo velado na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar. No sábado (20), será celebrada na igreja, às 10h, a missa de corpo presente, com a presença do Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Moreira  e diversos bispos e padres que se farão presentes.

Segundo nota emitida pela Diocese, o seu corpo será transportado para Itaúna, a pedido dos familiares. Chegando na cidade, o bispo será velado na Igreja Matriz de Sant’Ana e o sepultamento será no domingo (21), após missa, às 10h.

Sobre o bispo

Dom Célio de Oliveira Goulart é o quarto bispo da diocese de São João del-Rei. Sua posse aconteceu no dia 17 de julho de 2010. Anteriormente, atuava na Diocese de Cachoeira de Itapemirim, ES. Esteve a frente desta diocese durante os últimos 7 anos.

Natural de Piracema, estudou filosofia no Convento São Boaventura, em Daltro Filho (RS) e no Convento Santa Maria dos Anjos, em Betim (MG). O curso de teologia foi feito no Convento Santo Antônio, em Divinópolis (MG), e no Instituto de Teologia da PUC-Minas, em Belo Horizonte (MG).

Em 12 de julho de 1969 foi ordenado padre pela Ordem dos Frades Menores (OFM). Em agosto de 1998 foi nomeado bispo da diocese de Leopoldina (MG) e adotou como lema “A cruz é a força de Deus”. Em 2003, foi transferido para a diocese de Cachoeiro do Itapemirim. De 2003 a 2007, foi presidente do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de Minas Gerais e Espírito Santo e membro do Conselho Permanente da CNBB.

Segundo relatos de padres da diocese, Dom Célio deu um exemplo de fé e confiança a Deus. Desde a descoberta da doença sempre se entregou nas mãos de Deus e soube suportar os momentos mais difíceis com muita serenidade e paciência.

No último dia 12, a Santa Casa da Misericórdia de São João del-Rei inaugurou o Centro de Tratamento Oncológico (CTO) Dom Célio de Oliveira Goulart. O evento reuniu médicos, funcionários da Santa Casa, autoridades, sacerdotes e familiares do bispo que recebeu a homenagem.

Dom Célio sempre se fez presente nas atividades da Paróquia de São José Operário. Ainda em tratamento contra o câncer, o Bispo visitou a paróquia na ocasião da chegada da nova imagem de São José Operário. Também celebrou uma das celebrações do Jubileu de Diamante do Monsenhor Juvenal, no dia 02 de dezembro.