TEMPO DO ADVENTO
Celebrando o Advento

O tempo do Advento pode ser distinguido em dois períodos: o primeiro deles, que se estende desde o primeiro domingo do Advento até o dia 16 de dezembro, é orientado para a nossa reflexão sobre a espera da vinda gloriosa de Cristo no final dos tempos. As leituras da Missa convidam a viver a esperança na vinda do Senhor em todos os seus aspectos: sua vinda ao fim dos tempos, sua vinda agora, a cada dia, e sua vinda há dois mil anos. O segundo período, que abarca desde 17 até 24 de dezembro, inclusive, se orienta mais diretamente para a preparação do Natal. Somos convidados a viver com mais alegria, porque estamos mais próximo do cumprimento do que Deus prometera. Os evangelhos desses dias nos preparam diretamente para a celebração do nascimento de Jesus.
A primeira das semanas do Advento está centralizada na vinda do Senhor ao final dos tempos. A segunda semana nos convida, por meio de João Batista, a “preparar os caminhos do Senhor”, isto é, a manter uma atitude de permanente conversão. A terceira semana prenuncia já a alegria messiânica, pois já está cada vez mais próximo o dia da vinda do Senhor. A quarta semana nos lembra a vinda do Filho de Deus ao mundo. Maria é figura central, e sua espera é modelo e estímulo da nossa espera.
A Palavra de Deus que nos orientará nos próximos dias, abrindo um novo ano litúrgico, nos ensina que Jesus não veio só uma vez, ele continua vindo. Está sempre presente nos acontecimentos de nossa vida, no mundo, na Igreja; vem e está presente nos que buscam um mundo melhor, mais amoroso. Mas estamos nós prontos a reconhecê-lo? Estamos, de fato, vigilantes a ponto de sentir sua presença ao longo de nossa vida? Pois, “o Deus do Advento é o Deus da história, o Deus que chegou em plenitude para a salvação do ser humano em Jesus de Nazaré, no qual se revela o rosto do Pai. Deus atua nos fatos da história dando-lhes uma direção salvífica” (Manual de Liturgia I, p.199).
O Tempo do advento é um momento para aplainar os caminhos e derrubar as barreiras que separam os seres humanos, pois a divisão só leva os homens a se afastarem do caminho do Senhor. É também, tempo de se colocar em uma constante atitude de vigilância, esperar o Senhor e reconhecer os sinais de sua presença em cada passo dado. Mas, não uma espera passiva e, sim uma espera ativa “para dispor-nos ao dom da salvação: o encontro com o Senhor que entra em nossa história e em nossa vida; a manifestação ativa do que o Senhor realiza em nós para que se transforme em dom para os outros” (Manual de Liturgia I, p.199).
O Advento é momento de ir de encontro com o Deus que veio, vem e virá. Por isso, que durante esse tempo cantamos em nossas paróquias: “Vem, Senhor, vem nos salvar! Com teu povo, vem caminhar!”.

Padre Vinícius I. Campos