CELEBRAÇÕES CONVIDAM A VIVER A SEMANA MAIOR DA FÉ CRISTÃ

A Semana Santa é considerada a semana maior da fé católica. Nela Somos convidados a memorar a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. A participação do cristão católico nas celebrações deste tempo tão importante se faz necessária, pois, são destacadas importantes aspectos da fé em Cristo.

O Domingo de Ramos é o pórtico de entrada da Semana Santa. Neste dia a Igreja comemora a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém para consumar o seu mistério pascal. Já na Quinta-feira Santa, a Igreja faz memória do início da Paixão do Senhor. Neste dia também se faz memória da instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, da agonia e julgamento de Jesus. Na Sexta-feira da Paixão se recorda a morte de Jesus. Neste dia não há celebração de nenhum sacramento (em alguns locais o bispo permite o atendimento de confissões). Acontece na mesma hora em que Cristo morreu, somos convidados a celebrar o mistério da sua morte redentora com a Solene Ação Litúrgica.

No Sábado Santo acontece a Vigília Pascal, mãe de todas as vigílias. Nela se convergem todas as celebrações da Semana Santa e mesmo todo o Ano Litúrgico. Por ela e realiza a grande Páscoa, ou Passagem da morte para vida. É a vitória final de Deus, em Cristo, sobre o pecado, o mal e a própria morte. O Domingo de Páscoa é o paradigma de todos os domingos, pois, em cada domingo celebramos o dia pascal, porque simboliza e evoca, o primeiro dia do mundo novo inaugurado com a Ressurreição de Cristo.

Celebrar a Semana Santa é viver uma catequese rica e intensa de todo o fundamento da fé cristã. Nela somos exortados a viver com todos os atos litúrgicos e paralitúrgicos o ápice da missão terrena de Cristo, a vitória sobre a morte, o mal e o pecado. Como disse São Paulo a comunidade de Coríntios e também a cada um de nós “Se Cristo não tivesse ressuscitado, vã seria a nossa fé!” (1 Cor 15, 14)

Confira a programação da Semana Santa de nossa paróquia e venha participar de nossas celebrações: https://goo.gl/59jBkF