CELEBRAÇÃO DA SANTA MISSA DA CEIA DO SENHOR

Com numerosa participação dos fiéis, foi celebrada na paróquia a tradicional ceia do Senhor nesta quinta-feira (18), com a Santa Missa celebrada pelo pároco, Padre Vinícius.

Em sua homilia, Padre Vinícius expressou a importância da imitação de Jesus Cristo, que se doava inteiramente por amor e terminou com uma oração inspirada em Santa Teresa de Jesus e que descreve de forma maravilhosa a missão dos sacerdotes: “Cristo não tem um corpo, se não o teu. São teus olhos, através dos quais passa o seu olhar de compaixão e de misericórdia e o pousa sobre as misérias da humanidade. São teus os pés, com que Ele ainda pode caminhar nas estradas do mundo, fazendo o bem a todos. É teu o coração, com que o Senhor Jesus ainda se comove com homens e mulheres do nosso tempo. São tuas as mãos, com que continua a abençoar-nos. Para que me torne contigo um só corpo, misericordioso como foste misericordioso, faz, Senhor, que: Os meus pensamentos sejam os teus pensamentos; Os meus sentimentos seja os teus sentimentos; Os meus desejos sejam os teus desejos; As minas palavras sejam as tuas palavras; Os meus gestos sejam teus gestos”.

Em seguida dando continuidade à celebração, foi iniciado o rito do lava-pés, com 12 apóstolos representados por homens da comunidade, onde o pároco lavou, secou e beijou o pé de cada um deles, repetindo a mesma coisa que Jesus fez antes de ser entregado por Judas. Logo após o rito, padre Vinícius se dirigiu a um homem que sofre com a dependência do álcool que estava sentado ao chão do lado de fora do altar e fez o mesmo que realizou nos doze apóstolos ali representados.

Continuando a celebração, logo após a comunhão a Irmandade do Santíssimo Sacramento, os Ministros da Eucaristia, Coroinhas e Leitores, saíram em procissão no interior da Igreja acompanhando Padre Vinícius que trazia consigo as hóstias já consagradas, que foram levadas para a Capela da Igreja onde o Santíssimo ficaria exposto para adoração até a meia noite do mesmo dia, e os fiéis que estavam na igreja permaneceram ajoelhados.

Logo após o pároco realizou o ritual de desnudamento do altar. Este momento representa para a Igreja que entramos no mistério da entrega de Jesus e sua agonia no Horto das Oliveiras.

Veja as fotos aqui.