NOVENA CAMINHA PARA O FIM E PADRE CONVIDADO DE LAVRAS FAZ BELA REFLEXÃO

No oitavo dia da novena (29), os fiéis foram convidados a refletirem sobre o seguinte subtema: "Se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus". A celebração contou com a presença do Padre Marcos Alexandre Pereira, Pároco da Paróquia de N.S Aparecida de Lavras, e a concelebração pelo Pároco, Pe. Vinícius.

Em sua homilia, Padre Marcos pontuou conforme o subtema que a intenção de Jesus é mostrar a Nicodemos que ele estava confuso achando que sua religião o salvaria, que ser um mestre da Lei era o suficiente para agradar a Deus. Jesus, no entanto, é claro em dizer a ele que ele precisava nascer de novo para fazer parte do reino de Deus: "A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus" (João 3:3). E não se tratava sobre um novo nascimento físico conforme Nicodemos tinha pensado, e sim espiritual.

Nascer da água: Jesus aqui usa um elemento que nos aponta para a purificação. A água tem esse forte apelo purificador, lavador. Nicodemos precisaria ser lavado, purificado de seus pecados e pensamentos errados.  O arrependimento e, consequentemente a purificação dos pecados, era um pré-requisito importante para fazer parte do reino de Deus. E, trazendo essa reflexão sobre a nossa vivencia diária para que como Nicodemos possamos sempre buscar a nossa purificação para assim, fazer parte do reino dos céus.

Após a celebração foi dada a continuidade do triduo em honra a São José, com as demais participações dos movimentos: Legião de Maria, Pastoral da criança, Pastoral da Comunicação, Comunidade de Nossa Senhora das Graças e Maria Alves Barbosa.   Veja fotos aqui