CELEBRAÇÃO DE RAMOS DEIXA MENSAGEM DE HUMILDADE E DE CONVITE PARA ESSA PÁSCOA

O Domingo de Ramos abre a semana maior da fé cristã. A Semana Santa é a celebração do mistério da Paixão, morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Apesar de tempos em que o contato social deve ser limitado ao máximo, devido a pandemia da Covid-19, a Igreja inicia as celebrações desse período tão importante.

Seguindo as determinações das autoridades governamentais e sanitárias, e os decretos da Diocese de São João del-Rei, a paróquia de São José Operário celebrou a Missa de Ramos sem a presença do povo de Deus, mas transmitiu a celebração por meio do Facebook da paróquia.

O pároco Pe. Vinícius Campos, em sua homilia destacou aspectos importantes da liturgia do dia. “Ao iniciarmos a Semana Santa, nós assumimos o compromisso de viver a partir do reinado de Cristo. Nós que a cada semana da Quaresma nos preparamos para viver esta semana maior da fé, que nos foi conduzindo por meio da Palavra para um processo de conversão, queremos neste dia e nesta semana viver a partir do reinado de Cristo.”

E continuou. “O nosso Senhor Jesus Cristo nos ensina esse caminho da humildade para o encontro do projeto de Deus pia. As vezes o nosso coração humano vai se deixando levar por sentimentos de grandeza, por situações de prepotência e isso tende a destruir a nossa caminhada humana, a nossa caminhada espiritual. O caminho da humildade ensinado por Nosso Senhor é ter de fato um coração voltado para fazer a vontade de Deus Pai.”

E finalizou. “Aquilo que um dia Ele disse no Evangelho de São Mateus (26 ,18), ele diz a todos nós e de forma especial neste ano, “É em sua casa que Eu quero celebrar a Páscoa.” Por isso meu irmão e minha irmã, o Senhor quer celebrar em sua casa a Páscoa. Seja capaz de abrir as portas do seu coração, da sua casa, para que o Senhor adentre; para que o Senhor celebre contigo essa presença de vida, de amor e de Páscoa eterna. Que essa realidade da fé se torne presença viva na realidade de nossos lares”.