Artigo: Maria de Nazaré

É de autoria do Padre Zezinho uma canção que diz: “Maria de Nazaré, Maria me cativou. Fez mais forte a minha fé e por filho me adotou. Às vezes eu paro e fico a pensar, e sem perceber me vejo a rezar, e meu coração se põe a cantar, pra Virgem de Nazaré. Menina que Deus amou e escolheu pra Mãe de Jesus, o Filho de Deus. Maria que o povo inteiro elegeu, Senhora e Mãe do céu”. Tal canção, que é repetida várias vezes em nossas comunidades, expressa de maneira simples a grande devoção do povo para com a Virgem de Nazaré.

Sim, estamos encerrando o mês de maio, mês de Maria! Por todos os cantos do nosso país acontecem manifestações de carinho para com a Mãe Maria. Seja através da Santa Missa, da oração do Rosário, das novenas, como também nas simples e bonitas devoções populares como a coroação da imagem de Nossa Senhora. Em todas elas vemos a grande devoção do povo para com a Mãe do céu. O Concílio Vaticano II na Constituição dogmática Lumen Gentium número 67 admoesta a “todos os filhos da Igreja a que generosamente promovam o culto, sobretudo litúrgico, para com a Bem-aventurada Virgem, dêem grande valor às práticas e aos exercícios de piedade recomendados pelo Magistério no curso dos séculos e observem religiosamente o que em tempos passados foi decretado sobre o culto das imagens de Cristo, da Bem-aventurada Virgem e dos santos”. O mês de maio, mostra de maneira clara que tal exortação proposta pelo Vaticano II é colocada em prática, mas não só, tem crescido e amadurecido a partir dos ensinamentos da Igreja.

O Papa Paulo VI para enriquecer ainda mais as devoções para com a Virgem Maria publicou a Exortação Apostólica Marialis Cultus para a reta ordenação e desenvolvimento do culto à Bem-aventurada Virgem Maria. O documento realça e justifica as razões de devoção e amor à Mãe de Deus. Paulo VI, em sintonia com a Lumen Gentium, realça que o culto a Maria “tem como finalidade glorificar a Deus e levar os cristãos a aplicarem-se numa vida absolutamente conforme a sua vontade”, e dedica a segunda parte do documento a incentivar os fiéis a praticarem as práticas de piedade popular como o “Ângelus” e o terço.

Quem ama demonstra o seu amor. Os cristãos são chamados a demonstrar seu amor para com a Mãe do céu através das orações populares, recuperarem em sua vida, nas famílias a bonita prática de rezar o “Ângelus” durante o dia, fazendo uma pausa nas atividades para orar. Rezar em família, em comunidade o terço louvando e agradecendo a Virgem Mãe as graças e benefícios é algo enriquecedor para a vida do cristão. Ao rezar o terço, diz Paulo VI, fazemos uma “prece cristológica”. Sim, através de Maria chegamos a Jesus. Nesse sentido diz Santo Agostinho: “Nós honramos Maria para louvar o Cristo”.

Ao término do mês de maio os cristãos são convidados a renovar a sua consagração a Maria, se entregar a sua proteção e confiar a Ela o seu peregrinar por essa terra, como diz a canção “Vem, Maria, vem, vem nos ajudar neste caminhar tão difícil, rumo ao Pai”. Faz-se necessário seguir o exemplo da Virgem de Nazaré, pois é Ela que ensina a cada um dos seus filhos como responder sim ao chamado do Pai, mas não somente responder, mas como prosseguir nesse caminho.

Nossa Paróquia demonstra sempre seu carinho para com Nossa Senhora. mas, de maneira especial realizou neste domingo 29 de maio, ao entardecer, uma procissão com a imagem de Nossa Senhora, saindo da comunidade Vila Jardim São José em direção a Matriz, na chegada rezou-se o Terço e, em seguida, aconteceu uma bonita coroação de Nossa Senhora. às 19h celebramos a Santa Missa e apresentou-se mais uma vez as crianças e todas as famílias a Nossa Senhora, pedindo sua proteção. Que este mês mariano que encerramos não seja apenas marcado pelas homenagens a Nossa Senhora, mas que através das piedades marianas o cristão seja capaz de ir além. Seguindo o exemplo da primeira Discípula todo cristão é chamado a ser verdadeiramente discípulo-missionário.

“Ó Maria, concebida sem pecado original, quero amar-vos toda a vida com ternura filial. Vosso olhar a nós volvei, vossos filhos protegei! Ó Maria, ó Maria, vossos filhos protegei!”

Pe. Vinícius I. Campos