NOVENA TEM INÍCIO COM CELEBRAÇÃO DO JUBILEU SACERDOTAL DE DOM JOSÉ EUDES

Teve início nessa quarta-feira, 22, a novena preparatória para as festividades em honra de São José Operário, padroeiro desta comunidade paroquial. A missa também foi celebrada na intenção dos 25 anos de vida sacerdotal do bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento.

O padre Vinícius Idefonso acolheu os padres concelebrantes, Pe. Geraldo Magela da Silva, Vigário Geral da Diocese, pároco da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar e administrador diocesano da paróquia do Senhor Bom Jesus do Monte; Pe. Dirceu de Oliveira Medeiros, subsecretário geral da CNBB e o presidente da celebração, Dom José Eudes. Também saudou o povo que acompanhava a santa missa pelo Facebook da Paróquia e pelas rádios Emboabas FM e São João del-Rei AM.

“Todos os anos a partir desta data, muitos paroquianos, devotos e visitantes acorrem a essa Igreja Matriz para alegremente e cheios de fé, celebrar São José e agradecer sua intercessão. Este ano estamos realizando de forma diferente, preocupados com a saúde do nosso povo não podemos abrir as portas da nossa Matriz para acolher a todos, mas, o glorioso São José este ano é que vai visitar a casa de cada um. Assim agradecendo a sua fé, a sua devoção constante. Que São José possa então possa estar junto de você e de sua família.

A presidência da celebração foi realizada pelo bispo diocesano que rezou pelo seu jubileu de prata sacerdotal que saudou a todos lembrando o seu lema de ordenação presbiteral. “O Senhor colocou-nos neste mundo para os outros. Pensamento de São João Bosco que escolhi como lema para a minha ordenação. A minha saudação especial a todos que acompanham através das rádios e das transmissões do Facebook”. Dom José, na oportunidade, saudou também as pessoas dos lugares por onde exerceu o seu ministério sacerdotal na Arquidiocese de Mariana e o seu episcopado a frente da Diocese de Leopoldina que acompanhavam a transmissão.

A pregação da homilia foi feita pelo Pe. Geraldo Magela que dedicou a reflexão a data celebrativas do jubileu de prata sacerdotal do bispo. Iniciou a sua homilética dirigindo-se a Dom José Eudes, rememorando o dia da sua ordenação sacerdotal.

“A nossa Igreja Particular se faz presente, está unida neste momento para celebrar o dom da vocação da sua vocação, o pastor que a Santíssima Trindade providenciou para a Diocese de São João del-Rei. Há 25 anos atrás o senhor estava na praça da Estação, em Barbacena, reunido como uma grande multidão. Eu digo que hoje essa multidão é muito maior. Essa multidão foi aumentando ao decorrer dos anos, quantos foram tocados pelo seu ministério sacerdotal e episcopal. Quantos foram beneficiados pela sua palavra, pela celebração dos seus sacramentos, pela sua direção espiritual, por sua preocupação em atender as suas necessidades temporais com desejo de levar a elas o sabor do Evangelho. Então hoje, apesar de sermos poucos nesta capela, mas unidos em espírito, unidos em coração, somos milhares e milhares, louvando a Deus pela sua vida, pelo seu sacerdócio.

A reflexão continuou lembrando dos momentos da caminhada presbiteral e episcopal de Dom José, ressaltando em grande parte o sentido da vocação de ser padre. Pe. Geraldo também trouxe a lembrança do zelo da família do bispo no apoio da sua escolha vocacional e a presença da devoção a Virgem Maria, ilustradas nos paramentos utilizado por Dom José, os mesmos de sua ordenação de padre.

Ao fim da celebração, Dom José Eudes agradeceu a oportunidade de celebrar essa Eucaristia e como forma de agradecimento a tantas homenagens recebidas durante o dia, abraçou a sua mãe, Dona Virgínia, desejando que este ato chegasse a cada um que rezou por ele por ocasião da data celebrada.

Ao fim da celebração Eucarística, o bispo presidiu também as orações do primeiro dia da novena e diante da venerada imagem de São José Operário pediu a intercessão do santo protetor por todas as famílias.

VEJAM AS FOTOS AQUI

ASSISTA TODA A CELEBRAÇÃO NA ÍNTEGRA