PAROQUIANOS PARTILHAM A EXPERIÊNCIA DE CELEBRAR SÃO JOSÉ NA IGREJA DOMÉSTICA

A pandemia do Coranavírus modificou hábitos no cotidiano de todas as pessoas no mundo inteiro. Um vírus veio nos ensinar a parar. Assim a sociedades pararam, as instituições pararam e nós, católicos como um povo de Deus, tivemos que (re)aprender a viver valores caros para o cristianismo que emergem no convívio familiar tão banalizado na atualidade. É na experiencia da Igreja doméstica que estamos vivenciando a nossa fé que é individual, mas também comunitária.

O catecismo da Igreja Católica nos números 1655 a 1658 fala da importância da dimensão da Igreja doméstica. É por meio da família que assumimos e participamos da missão profética, régia e sacerdotal de Jesus Cristo. Todo batizado assume a condição de sacerdote, profeta e rei e se une a Santíssima Trindade. Pelo Batismo, passamos, pela unidade do Corpo e Sangue de Cristo, a fazer parte da Trindade.

Assim nos ensina o Catecismo. “O lar é, assim, a primeira escola de vida cristã e «uma escola de enriquecimento humano». É aqui que se aprende a tenacidade e a alegria no trabalho, o amor fraterno, o perdão generoso e sempre renovado, e, sobretudo, o culto divino, pela oração e pelo oferecimento da própria vida (CIC, 1657). E continua a nos ensinar. “O lar cristão é o lugar onde os filhos recebem o primeiro anúncio da fé. É por isso que a casa de família se chama, com razão, «Igreja doméstica», comunidade de graça e de oração, escola de virtudes humanas e de caridade cristã” (CIC, 1666).

É nesse espirito que estamos todos vivenciando a nossa fé. Desde as missas dominicais, na Semana Santa e nas festas dos nossos padroeiros; é em família, no templo domiciliar que cada um de nós faz acontecer a Igreja de Jesus Cristo.

Na Festa de São José Operário, padroeiro desta paróquia, os paroquianos estão vivenciando essa experiencia e assim, unidos em fé e oração, rezam todos os dias a São José a sua intercessão às famílias, aos pedidos individuais e pelo fim desta pandemia.

Confira abaixo, através do link, os diversos registros das famílias tijucanas, que de suas residências estão celebrando as Festividades em honra ao glorioso São José Operário.

Clique aqui e veja os registros das famílias tijucanas