CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA E TE DEUM LAUDAMUS MARCAM DIA DE SÃO JOSÉ OPERÁRIO

Com a chegada do dia 1° de Maio, o povo tijucano e devotos fiéis de São José se jubilam de alegria. Além de celebrar o Dia do Trabalho, toda a Igreja celebra o protetor das famílias e da Igreja, sob o título de Operário. Neste ano, apesar de todas as celebrações acontecerem sem a presença de fiéis devido às medidas restritivas ao combate a Covid-19, as festividades em honra ao padroeiro, contou com a participação dos paroquianos em suas casas, vivendo a Igreja Doméstica, que acompanharam de suas casas através da live no Facebook e das rádios Emboabas FM e São João del-Rei AM.

A celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento e concelebrada pelo pároco, Pe. Vinícius Idefonso Campos, pelo Vigário-Geral e pároco da Catedral do Pilar, Pe. Geraldo Magela da Silva e pelo Subsecretário geral da CNBB, Pe. Dirceu de Oliveira Medeiros.

O Bispo iniciou a sua reflexão saudando os sacerdotes presentes, ao público que acompanhou pela transmissão no Facebook e rádios. Saudou também o pároco emérito, Monsenhor Juvenal pela dedicação do seu trabalho para a Igreja de Deus e o parabenizou pelo aniversário natalício celebrado nessa data.

Dom José Eudes continuou sua reflexão falando sobre a dedicação dos trabalhadoras e trabalhadores que estão à frente do combate à doença do Coronavírus e daqueles que não pararam no isolamento social. Prosseguiu o bispo, falando também sobre o olhar atento para com os que mais sofrem. "Queremos pedir a São José que possa tocar o coração dos nossos governantes a exemplo de Jesus possam fazer o bem, especialmente para com os mais pobres e necessitados e que governem no interesse do bem comum e não por seus próprios interesses".

O bispo ressaltou a importância e a dignidade do trabalho. "O próprio Jesus quis ser um trabalhador. Passou certamente grande parte da sua vida na oficina de São José. O trabalho meus irmãos e irmãs da o poder ao ser humano de participar da obra criadora de Deus. Por isso a Igreja proclama o valor real do trabalho".

Também destacou a atitude de confiar em Deus. "A exemplo de São José devemos confiar na providência divina. Precisamos nos espelhar em São José e nós tomar guardiões de nossas famílias e protegê-las das ações do maligno. Pessamos que São José proteja as nossas famílias". E encerrou com uma oração de súplica ao santo artesão.

Ao fim, o pároco, Pe. Vinícius, agradeceu a todos os paroquianos que dedicam e dedicaram pelo trabalho e crescimento da paróquia. Parabenizou o aniversariante do dia, o pároco emérito, Monsenhor Juvenal e endossou os agradecimentos de Dom José Eudes ao Monsenhor. A celebração foi encerrada com o canto do Te Deum Laudamos e gritos de viva ao santo glorioso.

Veja aqui as fotos da celebração!