CELEBRAÇÃO MARCA DIA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Com a pandemia do Coronavírus, as nossas igrejas estao com suas portas fechadas e o povo de Deus está vivenciando a fé de uma forma mais profunda, pois todos são convidados a experimentá-la de uma forma individual e também em família. Apesar desse tempo atípico, as festividades da paróquia estão continunado a serem realizadas. Mesmo sem a presença física dos paroquianos, as transmissões tanto por Facebook quanto via rádio são utilizadas para que a Palavra de Deus chegue a um grande número de fiéis. 

No dia 10 de maio, teve início na Capela do Santíssimo da Matriz de São José, o início do tríduo preparatório para as festividades em honra de Nossa senhora de Fátima, padroeira da comunidade da Estalagem. A missa e orações do tríduo abriram as comemorações que se encerraram no dia dedicado a Virgem Maria, data que marcou a aparição da Mãe de Jesus em Fátima para os pastorinhos - Lúcia, Jacinta e Francisco.

Nos dois dias seguintes, os paroquianos e de forma especial, aqueles que moram na comunidade da estalagem foram convidados a rezar o santo Terço e as orações do tríduo em suas residências. 

No dia 13, às 18h, na Capela do Santíssimo da Matriz, o pároco. Pe. Vinícius celebrou a Santa Missa, com toda liturgia voltada para a Virgem de Fátima. A celebração que foi transmitida pelo Facebook da Paróquia teve início com a oração do Regina Caeli. A celebração da Eucarístia foi realizada em sequência.

A reflexão, conduzida pelo pároco, foi iniciada memorando o dia 13 de maio de 1917. "De onde é Vosmecê? Sou do Céu! Foi a Virgem de Fátima que nos convidou para vir a este lugar santo, fomos chamados pelo ceú. Nossa Senhora falou do Céu, porque Ela é especialista das realidades celestes. A sua morada é Deus, a sua casa é a eternidade." Dando continuidade, Pe Vinícius associou a Virgem Maria a um farol  a nos guiar, "sim! Maria sabe dirigir os que ainda peregrinam nesta terra rumo à Patria Definitiva. Conhece bem as fadigas, compreende as ansiedades e angústias do nosso tempo, penetra na profundidade dos nossos corações e tem palavras de consolação nas tribulações da nossa existência".

O sacerdote também falou que Nossa Senhora também traz uma mensagem a cada um de nós. "Não tenhais medo! Escancarem as portas do seu coração para o meu Filho, o Salvador, o Senhor do Céu e da terra. E encerrando a sua homilia, disse: "Nossa Senhora é mestra na arte da oração. Hoje queremos fazer como aquela menina que todos os dias entrava na igreja se colocava de joelhos perto de um ou de outro que via em oração, juntava as mãozinhas e, olhando-lhes nos olhos dizia com toda segurança:' 'Fazei-nos rezar!' Maria, ensina-nos a reza. Maria, ensina-nos a sermis fiéis na oração e na ação comprometida em nossas comunidades."

Ao fim da celebração, o pároco rezou o quinto dia da novena perpétua de São José Operário.


Confira aqui as fotos do primeiro dia do tríduo

Confira as fotos do dia 13 de maio

ÚLTIMAS NOTÍCIAS