FINALIZADA, REFORMA DA IGREJA DE ROSA MÍSTICA TEM CELEBRAÇÃO PARA MARCAR A REINUGURAÇÃO

Após um pouco mais de um ano de trabalhos, a Paróquia de São José Operário, realizou a reinauguração da Igreja de Nossa Senhora Rosa Mística no último fim de semana. A reinauguração foi marcada com a bençãos dos ícones colocados no adro, na sexta-feira (03) e do novo presbitério, no domingo (05).

Bênção das Estações da Via Sacra, Cruz, Sino e Salas de Catequese

No fim da tarde da última sexta-feira (03), o pároco Pe. Vinícius Idefonso Campos realizou a bênção dos quadros que retratam as 14 estações da Via Sacra. Os ícones foram afixados na parte externa da Igreja, no conjunto do adro. Lá também foi colocado um crucifixo, que marca o local. A Igreja da Rosa Mística, que foi construída ao lado de uma grande rocha, apresenta essa peculiaridade, diante desse fato, o conjunto de novos ícones faz alusão ao caminho do calvário percorrido por Jesus Cristo.

O pároco também abençoou o sino que foi colocado ao lado da porta de entrada da Igreja. O sino, instrumento característico da cidade de São João del-Rei, está instalado em um campanário de madeira e será utilizado para marcar as celebrações da Igreja.

Também foi abençoado a Cadeira da Presidência. O móvel é utilizado pelo sacerdote, bispo ou  diácono que preside a celebração da Palavra e da Eucaristia.

Bênção do Presbitério

Já no domingo (05) aconteceu a celebração de reinauguração e benção do Presbitério. A Santa missa foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento. A celebração contou com a presença do pároco, Pe. Vinícius Campos, do Vigário-Geral e pároco da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, Pe. Geraldo Magela, e do Reitor do Seminário Diocesano São Tiago – Filosofia e Teologia e vigário paroquial da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, Pe. Javé Domingos.

Dom José Eudes, em sua homilia parabenizou o trabalho desenvolvido pela comunidade e pelo pároco. Ressaltou o quão bonito foi saber de todo o envolvimento dos moradores nas obras de reforma. O bispo também falou sobre a importância da união e da partilha do dízimo que foram importantes para a realização de tão importante reforma. Ele continuou falando sobre a dignificação do espaço litúrgico e disse que se deve ter o mesmo zelo com as Igrejas e capelas, assim como se tem zelo com a casa de cada um.

“Um espaço celebrativo preparado com tanto carinho. Eu sempre digo, nós queremos a nossa casa sempre bem arrumada. E nós também queremos a casa de Deus e a casa de Maria também bem preparada. Então, fica o meu agradecimento, como bispo diocesano, ao Pe. Vinícius, ao Monsenhor Juvenal e também a comissão desta comunidade que juntos sonharam e hoje veem o sonho de vocês realizado, um sonho concretizado na vida desta comunidade paroquial”, destacou.

Antes de iniciar a Liturgia da Palavra, o bispo abençoou o Ambão – Altar da Palavra – destinando-o ao seu uso sagrado. Após a Prece da Comunidade, Dom José Eudes abençoou o Tabernáculo para conservação das Reservas Eucarísticas e o Altar do Sacrifício Pascal.

Ao fim da celebração, o coordenador do Conselho de Pastoral Paroquial e morador do Lenheiro, Júnior Costa leu uma mensagem e agradeceu a todos os envolvidos e fez lembrança de nomes que fazem parte da  história da edificação e da manutenção da Igreja de Nossa Senhora Rosa Mística.

Veja aqui as fotos da Bênção das Estações da Via Sacra, Cruz e Sino

Assista aqui a Missa completa