FESTA DE NOSSA SENHORA ROSA MÍSTICA DEIXA MENSAGEM: DEUS É PACIENTE E CHEIO DE COMPAIXÃO

No 16º Domingo do Tempo Comum, dia 19, a Comunidade Residencial Lenheiro da Paróquia de São José Operário celebrou também a Festa em honra de Nossa Senhora Rosa Mística. A primeira festa após a reforma da Igreja.

Antes do início da Celebração da Eucaristia, o pároco, Pe. Vinícius Idefonso Campos, rezou orações marianas diante da imagem de Rosa Mística. AS orações foram em agradecimento pela conclusão da reforma, em ação de graças por todos que ajudaram de forma direta e indireta para a conclusão desse projeto e, também, pela intercessão de Maria Santíssima sobre todas as famílias da comunidade do Lenheiro e pelo fim da pandemia.

Em seguida teve início a Santa Missa que também foi rezada pelas intenções citadas. Presidida pelo pároco, a liturgia do domingo refletiu as parábolas do Joio, da que compara o Reino dos Céus como um fermento e do Reino dos Céus como uma semente de mostarda semeada, presentes no Evangelho de São Mateus 13,24-43.

Durante a reflexão homilética, Pe. Vinícius falou sobre a paciência e misericórdia de Deus. “A Parábola do Joio e do Trigo realça a paciência do Semeador e a concorrência do maligno. Tal parábola nos situa diante de um duplo escândalo: o escândalo do mal na história, o escândalo da divisão e da inimizade que atravessa o campo do mundo, que atinge as nossas comunidades cristãs e lança raízes no coração de cada pessoa. E o escândalo da paciência de Deus, que não reage com violência instintiva, que aguarda os tempos de cada pessoa, que espera com mansidão e paciência a conversão do joio que há em nós em trigo bom”.

O sacerdote continuou, “trigo e joio não estão em campos diferentes. O mal e o bem coexistem no mesmo espaço, na mesma terra, na mesma pessoa, no mesmo coração. Eles estão no meio do mundo e estão plantados no próprio campo de Deus, que é a Igreja. Trigo e joio crescem no mesmo campo e não em lados opostos, porquê, afinal, no mesmo espaço humano e comunitário convivem o bem e o mal. Porque em cada pessoa se entrelaçam a atração para o belo e a inclinação para o abismo”.

Encerrando a reflexão chamou a atenção para a paciência de Deus. “O papa Bento XVI nos ensina que ‘o mundo é redimido pela paciência de Deus e é destruído pela impaciência dos homens’. Imitemos a paciência do Bom Deus, aprendendo a conviver com o negativo, sem ficar indiferente ao mal, domando e dominando os nossos instintos de violência, pondo limite às nossas próprias forças destrutivas, esperando com a confiança da fé que o mal não terá a última palavra”.

E finalizou dizendo que Maria, a Rosa Mística, soube viver em sua vida todos os acontecimentos com muita paciência e que ela é um exemplo para cada um de nós, por viver a sua vida terrena confiando na misericórdia de Deus e se deixando ser um instrumento de bondade.

Sorteio

Foi realizado antes o sorteio da rifa de prêmios em prol da reforma da Igreja de Nossa Senhora Rosa Mística. Os ganhadores foram:

- Nº 925 – Douglas Willian Ferreira – 1º prêmio;

- Nº 650  - Lívia (da Patrícia) -2º prêmio e

- Nº 662 – Marilene – 3º prêmio.

Veja aqui as fotos do dia da festa