TRÍDUO DO BOM JESUS FAZ CONVITE A VERDADEIRA FONTE DE LUZ

Apesar do isolamento social, a festa do Bom Jesus do Lenheiro, que já faz parte das atividades anuais da paróquia de São José Operário aconteceu na Igreja Matriz de São José Operário. Os festejos tiveram início no dia 06 de agosto e se encerraram no domingo, 09.

No primeiro dia, o pároco, Pe. Vinícius Campos, falou sobre a liturgia do dia – Transfiguração do Senhor. Ele refletiu que o movimento da transfiguração, primeiro, é a transformação do espaço interior. Apesar de estarmos em meios às sombras, traumas, feridas e experiências negativas, devemos reacender a chama da confiança em Deus. E assim caminhar para o segundo movimento, o da transformação exterior: ir pelo mundo deixando um verdadeiro rastro de luz e confiança no Senhor.

No segundo dia do tríduo, o sacerdote refletiu sobre o coração misericordioso do Bom Jesus. A reflexão levou ao convite para cada um se assemelhar ao coração do Senhor. E para que esse processo possa acontecer, torna-se necessário que possamos entrar no íntimo do Coração de Jesus para assim, aonde cada um de nós for, deixar um rastro de misericórdia.

Encerrando o tríduo, o pároco abordou sobre o olhar misericordioso do Bom Jesus sobre todos. Na homilia, Pe. Vinícius disse que precisamos do olhar de Jesus. Que ao recebermos esse olhar, a nossa vida é capaz de se transformar, pois nos tira da inércia e atende ao seu convite: “levanta-te e me segue”. E encerrou falando que a fé em Jesus nos torna capazes de prosseguir o caminhar da vida, mesmo ao meio de tantas dificuldades.

Veja as fotos do tríduo aqui.

Dia Maior

O ia 09, dia maior da festa, a reflexão trazida pelo sacerdote foi sobre o momento que estamos vivendo. “Quanta agitação invade a nossa vida. Muitas preocupações; em muitos momentos a ansiedade nos domina. Quantas tempestade criamos ou entramos desnecessariamente. Como nos relata a primeira leitura, antes do Senhor veio o vento impetuoso, veio o terremoto, veio o fogo. Mas o senhor não estava. Mas vemos aqui hoje implorar uma brisa suave sobre nós, uma brisa que nos trás a presença de Deus”.

E completou refletindo a passagem do Evangelho, onde alguns apóstolos estavam no mar a noite e uma forte tempestade os atingiu causando grande medo. Porém, Jesus é capaz de acalmar essa forte tempestade, como narra o evangelista. “Em meio a noite da vida, Jesus quer fortalecer a nossa fé. Nos ajudar a caminhar sobre as águas, a sentir sua presença amorosa e verdadeira mesmo que nos falte o chão, que as pessoas nos abandonem, que percamos os bens, que tudo desmorone ao nosso redor”.

Veja aqui as fotos do dia maior.