Santo Antônio recebe homenagem de comunidade paroquial

Fé, oração e muita devoção marcaram as festividades de Santo Antônio no distrito do Rio das Mortes. Foram 15 dias de celebrações em dedicação ao santo padroeiro da comunidade e também a Beata Nhá Chica.

A trezena que se iniciou no dia 31 de maio se encerrou no dia 12 de junho. Todos os dias movimentos, pastorais e entidades participaram das celebrações eucarísticas. Os sacerdotes que presidiram as celebrações meditaram nesses dias, juntos dos devotos do taumaturgo, as obras de misericórdia corporais e espirituais.

No dia 13, dedicado a Santo Antônio, o Excelentíssimo Reverendíssimo, Dom Célio de Oliveira Goulart, bispo diocesano celebrou a missa das 9h, com a participação especial das crianças. Ao final abençoou os pães, que foram distribuídos para os fiéis.

_ “A tradição fala que os pães de Santo Antônio são para ser colocados nas vasilhas onde as famílias guardam os mantimentos, para que nunca falte alimento nas casas, pela intercessão de Santo Antônio”, contou o bispo. E pediu para que as crianças levassem para os pais.

No início da noite, às 19h30, o pároco, Padre Vinícius Idefonso, presidiu a missa que foi concelebrada pelo reverendíssimo Padre Rodrigo Coimbra, vigário da Paróquia Nossa Senhora da Penha de França, da cidade de Resende Costa. A parte musical foi executada pela Orquestra Lira do Oriente Santa Cecília.

Depois da Santa Missa, a procissão com a imagem do padroeiro percorreu as ruas da comunidade e na chegada foram abençoados os pães de Santo Antônio.

No dia 14, foi celebrado a Beata Nhá Chica. Às 19h, o Padre Vinícius presidiu a celebração. Ao final da missa, a imagem de Francisca de Paula de Jesus percorreu ruas da comunidade e na chegada realizou orações da Bem-Aventurada.