SEXTA FEIRA DA PAIXÃO

No silêncio das 15h deu-se início a solene Ação litúrgica da Sexta-feira da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, na paróquia de São José Operário.  Um dia de silêncio, oração, jejum e abstinência de carne, em que a igreja faz memória da entrega de Jesus por nós. A celebração iniciou-se no silêncio, seguida da entrada do pároco que prostrou-se diante do altar desnudado, juntamente com todo o povo que também se colocou de joelhos. Nesta celebração não se tem os ritos de costume, e, após um tempo de silêncio o pároco proferiu  a oração do dia. Essa primeira parte da ação litúrgica foi seguida das leituras, salmo, evangelho e  a homilia na qual nosso pároco nos levou a  reflexão para esse dia  “ ...ao longo dos séculos o coração aberto de Cristo jorra amor para humanidade. Que nosso coração seja transpassado pelo amor de Deus, nos rasgando para sermos curados do pecado, curando nossas feridas. Que tenhamos um coração misericordioso, pois a cruz a nos faz ser irmãos e família. Que tenhamos um coração pacífico, pois Jesus nos ensina o caminho da paz, para sermos instrumentos de paz. Que assim possamos celebrar a fé ao encontro  do coração aberto de Jesus, que está nos pedindo: Meu filho dá-me o vosso coração.”

A finalização da primeira parte da ação litúrgica se deu com a oração dos fiéis, chamada de Oração Universal, dividida em duas partes: uma parte feita pelo pároco e a outra pela assembléia.  A segunda parte da ação litúrgica iniciou-se com a adoração da cruz, em que o pároco representando toda igreja deu um único beijo aos pés da cruz de Nosso Senhor, pelo motivo da pandemia. Em seguida toda a comunidade fez reverência à Cruz de Cristo. Somente  na hora da comunhão foram colocadas as velas e a toalha no altar que foram retirados logo após a comunhão. Nesse dia não há  oração final. Os fiéis se retiraram em silêncio.

Veja as fotos aqui.