Comunidade São João Batista Celebra o seu Padroeiro

Na última sexta-feira, 24 de junho, a comunidade de São João Batista celebrou o seu padroeiro com muita alegria, já que haviam dois anos em que não se celebrava presencialmente por causa da pandemia.

A festa de São João é uma das mais populares do Brasil, mas muita gente não sabe que ela representa uma exceção entre as costumeiras festas de santos na Igreja Católica. É que, via de regra, o calendário litúrgico da Igreja não celebra o dia do nascimento dos santos, mas sim o da sua morte neste mundo: afinal, essa é a data do seu nascimento para a vida eterna!
No entanto, existem três notórias datas de nascimento que nós, católicos, comemoramos liturgicamente:

O nascimento de São João Batista.

O caso de São João Batista precisa de um esclarecimento: ele foi concebido no pecado original, como todos os homens, mas ficou purificado antes ainda de nascer, quando sua mãe, Santa Isabel, foi visitada pela Santíssima Virgem Maria, que, por sua vez, já portava em seu seio o Salvador, Jesus Cristo. Santo Agostinho observou que a Igreja sempre celebra a festa dos santos na dia de sua morte, mas, no caso de São João Batista, santificado já no ventre da mãe, ele é celebrado também no dia de seu nascimento.
A festa de São João Batista é tradicionalmente celebrada no dia 24 de junho.
Este ano, porém, ela foi adiantada para hoje, 23, porque amanhã será celebrado o Sagrado Coração de Jesus. O que acontece é que esta importante solenidade em honra a Cristo é sempre comemorada na segunda sexta-feira após a solenidade de Corpus Christi, o que, em 2022, recai justamente neste 24 de junho.
A liturgia católica respeita precedências baseadas na maior importância de determinadas celebrações: no caso, a solenidade do Sagrado Coração de Jesus tem precedência sobre a festa de São João Batista.