Celebração do Santo Anjo da Guarda

No dia 2 de outubro, foi celebrado com grande alegria a memória do Santo Anjo da Guarda, memória importante para nós católicos e que a Igreja nos incentiva e convida a celebrar esses seres que nos acompanha e nos protege. Às 18h30min ocorreu a procissão onde as crianças carregaram o andor de Santo Anjo da Guarda e em seguida a Santa Missa com a participação das crianças de nossa Paróquia.

A Memória Litúrgica dos Santos Anjos da Guarda nos convida a rezar: “Anjos todos do Senhor, bendizei o Senhor; cantai a Sua glória, louvai-O eternamente”. (Dn 3,58).  A devoção aos santos anjos sempre ocupou um lugar de destaque em nossa vivência cristã e, por isso, muitos de nós, desde cedo, em tenra idade, aprendemos a rezar com os nossos pais, pedindo o auxílio do nosso anjo da guarda. Essa devoção se tornou um hábito, adquiriu espaço em nossos corações.

A existência dos anjos é uma verdade de fé professada pela Igreja e comprovada pela Sagrada Escritura. Sabemos que os anjos são os ministros de Deus e foram criados primeiro que os homens. Desde o Livro do Gênesis, até o Livro do Apocalipse, nós percebemos a presença dos anjos na História da Salvação. São anjos que detêm o braço de Abraão quando ele estava prestes a sacrificar o seu filho, Isaque (Gn 22,15). São os anjos que protegem Lot quando Sodoma e Gomorra foram destruídas (Gn 19, 15-16). No Novo testamento, é um anjo que anuncia a Zacarias o nascimento de João Batista e é o mesmo anjo, o Arcanjo São Gabriel, que anuncia a Nossa Senhora o nascimento de Cristo.

Em nossa caminhada em direção ao Céu, Jesus Cristo está conosco e nos concede inúmeros auxílios: o Espírito Santo, os sacramentos, a intercessão de Nossa Senhora e o auxílio dos anjos. Em oração, saibamos pedir ao Cristo, cantando: “Envia, Senhor, os teus anjos para nos resgatar, para nos proteger de todo mal, para nos guiar, Senhor… Manda teus anjos sobre nós e abençoa a todos os que esperam em vós. Manda teus anjos para nos ensinar a te louvar e glorificar”.

Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege e guarda, governa e me ilumina. Amém!

Santos Anjos do Senhor, intercedei a Deus por nós!