SOLENIDADE DE SÃO JOSÉ ESPOSA DA VIRGEM MARIA
Tradicionalmente, o mês de março é dedicado à São José, Patrono da Santa Igreja. Embora São José seja mencionado na Bíblia apenas algumas vezes, sua importância como uma figura central na história da salvação é amplamente reconhecida. A devoção a São José cresceu ao longo dos séculos, especialmente a partir do século XV, quando o Papa Sisto IV instituiu sua festa na Igreja Católica. A devoção a São José tem um significado especial para o Papa Francisco. Ele escreveu uma Carta Apostólica sobre São José, intitulada “Patris Corde” (“Com um coração de pai”), na qual destacou a importância da figura de São José como um modelo de paternidade e devoção a Deus.

Com o intuito de maior engrandecer o Santo Patriarca e Pai Nutrício do Senhor, a paróquia de São José Operário (Tijuco) realizou dos dias 15 ao 17 um tríduo preparatório para a Solenidade Josefina, que nesse ano precisou ser antecipada para o dia 18 de março, pois dia 19 cai em um domingo quaresmal (4º Domingo da Quaresma) e dia do senhor, sendo impossibilitado de se celebrar, liturgicamente, sua solenidade no domingo.

Nos dois primeiros dias o pároco, Padre Vinícius, presidiu a Santa Missa e o Tríduo. No último dia, Frei Wander, OFM, fora quem presidira. Assim, para encerrar as festividades, no dia 18, às 07h00, no Centro de Pastoral Mons. Juvenal, aconteceu a Santa Missa festiva em honra de São José e, logo após, procissão com a imagem pelas ruas do bairro do Tijuco.