DOM JOSÉ EUDES FAZ PELA PRIMEIRA VEZ VISITA PASTORAL

Do dia 10 de agosto ao dia 13 a Paróquia de São José Operário do Tejuco viveu os dias da visita pastoral realizada pelo Bispo Diocesano, Dom José Eudes.

A visita pastoral ou canônica, por vezes também chamada visitação, é uma obrigação imposta aos bispos católicos pelo Código de Direito Canónico de 1983 (artigos 396-398) de visitar toda a diocese, ao menos cada cinco anos, por si ou, em caso de necessidade, por bispo coadjutor ou auxiliar, ou por um presbítero.

Há quem ache que a visita canônica feita pelo prelado diocesano seja para “achar as coisas erradas da paróquia”. Pelo contrário, a visitação serve para que o próprio Bispo averigue o bom andamento e caminho da paróquia, se encontre e permaneça mais de perto com as suas ovelhas, verifique os livros de tombo, batismo e matrimônio das paróquias e conheça as realidades daquela comunidade e daquele povo.

Como pôde ser visto por muitos – e inclusive pelos meios digitais da paróquia – a visita que o Bispo fez à paróquia tejucana fora justamente o descrito acima. Ademais, foi um momento único, e que cada paróquia passa, de confirmação e avivamento na fé que a visita de um Bispo imprime no espírito paroquial, pois a proximidade com o povo, a celebração das Santas Missas, a visita aos enfermos e suas casas e as visitas as escolas se dá como um sinal e gesto de carinho que o Bispo deve ter por cada porção do povo de Deus reunido em cada paróquia nos limites da diocese a ele confiada, demonstrando, assim, o carinho de Deus para com seu povo através do Bispo.

No início da visita pastoral, na praça de Nossa Senhora de Fátima (dia 10), a paróquia acolheu o Senhor Bispo. Na mesma, houve a recitação do terço e a Celebração da Missa. Como forma de boas vindas e um gesto filial nossa paróquia, na pessoa de seu pároco, padre Vinícius, presenteou seu Bispo com um báculo com as representações devocionais de São José. O báculo é um objeto litúrgico que todo bispo usa no território de sua diocese representando seu poder (munus) de governar/pastorear.

No dia 11, sexta-feira, houve durante a manhã a visita às creches e na parte da tarde a visita às escolas e, em seguida, a visita à secretaria paroquial. No mesmo dia, às 19h00 a Missa presidida pelo Bispo na Comunidade do Barro Preto na capela de São Sebastião onde após a Celebração, houve a Reunião com Conselho Pastoral Paroquial (CPP).

No dia 12, sábado, o Bispo teve a oportunidade rica de visitar alguns enfermos de nossa paróquia. Após a visita aos enfermos, aconteceu a Celebração no Postulantado Franciscano, também pertencente à paróquia. Às 15h30 a Santa Missa na igreja de Santa Rosa de Lima e as 18h00 na Matriz a adoração ao Santíssimo Sacramento, Benção e a Santa Missa.

No dia 13, domingo, na Matriz de São José Operário houve a Santa Missa presidida pelo Bispo em ocasião da abertura da Semana Nacional da Família. E às 10h00, na Igreja de Nossa Senhora Rosa Mística, a Santa Missa de encerramento da visita pastoral.