FESTA SÃO PADRE PIO

São Pio nasceu em 25 de maio de 1887, no seio de uma família de camponeses, em Pietrelcina, na arquidiocese de Benevento, filho de Grazio Forgione e Maria Giuseppa De Nunzio.  Ele foi batizado no dia seguinte com o nome de Francesco Forgione. Aos 12 anos, recebeu o sacramento da Confirmação e da Primeira Comunhão. Aos 16 anos, entrou para o Noviciado da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, em Morcone, adotando o nome de Frei Pio.

Em 1910, recebeu a ordenação sacerdotal. Seis anos depois, entrou para o Convento de Santa Maria das Graças, em San Giovanni Rotondo, onde dedicava muitas horas do dia ao sacramento da Confissão. O cume das suas atividades pastorais era a celebração da Santa Missa. Ele se definia “um pobre frade que reza”. “A oração – afirmava – é a melhor arma que temos, é a chave que abre o coração de Deus”.

Foi beatificado em 02 de maio de 1999. Em 16 de junho de 2002, foi proclamado Santo pelo Papa João Paulo II, que afirmou na sua homilia: “A vida e a missão do Padre Pio são um testemunho das dificuldades e dores, que, se aceitos por amor, se transformam em um caminho privilegiado de santidade, que se abre ainda mais rumo a perspectivas de um bem muito maior, aceitável somente pelo Senhor”

Desse modo, no intuito de bem celebrar São Padre Pio, a Comunidade Residencial São José se preparou para celebrar seu padroeiro, Padre Pio. A preparação se deu através do Tríduo Preparatório. No dia 20 do mês de setembro houve, às 19h00, a recitação do Terço, Celebração da Palavra e as orações do Tríduo. No dia 21, às 18h30, aconteceu e mesma programação. Nas vésperas do dia dedicado ao santo de Pietrelcina,22, às 18h30, a recitação do Terço, Santa Missa e as orações do Tríduo. Para o dia maior da festa, 23, às 18h00 aconteceu a procissão saindo da Rua Ruth Neder Issa indo em direção à Igreja Matriz de São José Operário.