FESTA DOS SANTOS ANJOS DA GUARDA

A existência dos Anjos é um dogma de fé, definida várias vezes e em muitas ocasiões pela Igreja, desde o Concílio de Nicéia ao Vaticano I. A memória litúrgica dos Santos Anjos é celebrada em 2 de outubro, desde 1670, por desejo do Papa Clemente X.

O termo “anjo” indica uma criatura celeste bem próxima de Deus. Seu nome é citado 175 vezes no Novo Testamento e pelo menos 300 no Antigo, em que vem especificada a função desta milícia sobrenatural, dividida em nove hierarquias: Querubins, Serafins, Tronos, Dominações, Poderes, Virtudes Celeste, Principados, Arcanjos, Anjos. Estes espíritos puros, dotados de inteligência e vontade, são chamados, muitas vezes, mensageiros ou intérpretes das ordens divinas; eles se manifestam, sobretudo, em momentos cruciais da história da salvação. Com efeito, o IV Concílio de Latrão definiu, como verdade de fé, o fato de que, se alguns anjos abusarem da sua liberdade, poderão cair no pecado: foi o que aconteceu com Lúcifer, o mais bonito de todos, que, ao pecar, por orgulho, contra Deus, caiu nas profundezas do inferno.

As funções, atribuídas aos anjos pela Sagrada Escritura, são as de acompanhar o homem no caminho do bem e oferecer ao Senhor. Além das nossas orações e sacrifícios. De fato, no Batismo, todo cristão recebe, como dom de Deus, o próprio Anjo da Guarda, uma presença invisível, mas real. O anjo o acompanha e guia ao longo de toda a sua existência: é um companheiro de viagem.

Para celebrar os Santos Anjos da Guarda na Paróquia de São José Operário, a Comunidade Anjos da Guarda se preparou com um Tríduo. No primeiro dia, 29 de setembro, às 08h30 na Capela do Santíssimo Sacramento, houve a Recitação do Terço, as Orações do Tríduo e a Santa Missa. Para o segundo dia, 30 de setembro, aconteceu na Matriz de São José a Recitação do Terço, as Orações do Tríduo e a Santa Missa. No dia 01 de outubro, também na Igreja Matriz, houve às 07h30 a Recitação do Terço, as Orações do Tríduo e a Santa Missa.

No dia 02 de outubro, dia e memória litúrgica dos Santos Anjos da Guarda, na Matriz de São José Operário, às 18h30, ocorreu a Santa Missa e, em seguida, a procissão com a imagem do Santo Anjo da Guarda. Nesse dia, houve a participação especial de todas as crianças da comunidade paroquial, bem como dos movimentos da catequese e dos coroinhas.