COMUNIDADE CELEBRA PELA PRIMEIRA VEZ A FESTA DE SÃO JOÃO PAULO II

Karol Józef Wojtyła nasceu em 18 de maio de 1920, em Wadowice, Polônia. Durante a sua vida em família, perdeu seu irmão mais velho, mas, por outro lado, aprendeu de seu pai, o amor a Virgem Maria, a honestidade, a bravura, o patriotismo, perdendo-o aos 21 anos de idade. Viu os horrores da 2ª Guerra Mundial, ainda que não fosse deportado aos campos de batalha.

Foi também durante a ocupação nazista que Karol já caminhava em direção ao sacerdócio. Clandestinamente, em 1942, entrou para o seminário, tendo aulas secretas na residência do arcebispo de Cracóvia. Quatro anos mais tarde, em  1 de novembro de 1946, Karol Wojtyla foi ordenado padre pelo cardeal Adam Sapieha. Durante doze anos, alternou sua vida presbiteral entre estudos, licenciatura de teologia e ética social, além dos trabalhos próprios do exercício do ministério sacerdotal, como vigário de algumas paróquias de Cracóvia. Doze anos após a ordenação presbiteral, Wojtyla se tornou bispo de Ombi e bispo auxiliar da Cracóvia. Em 1964, tornou-se Arcebispo da Cracóvia. Em 1967, tornou-se cardeal, por indicação de Paulo VI.

Wojtyla foi eleito Papa em 16 de outubro de 1978, no conclave que sucedeu a morte do Papa João Paulo I. Era a primeira vez, em cerca de 450, que era eleito um Papa não italiano. Vinte e seis anos. O terceiro maior Pontificado da História da Igreja. Duas décadas e meia que revolucionaram a sociedade contemporânea no campo político, social e humanitário. De fato, São João Paulo II desenvolveu na prática a expressão do Papa Paulo VI: civilização do amor. Sua atuação no combate ao comunismo, na defesa da família, do estímulo ao diálogo inter-religioso e na promoção da paz o levou a ser conhecido carinhosamente como “peregrino do amor”, em alusão às suas constantes visitas papais.

Para celebrar esse grande Santo, contemporâneo à nós, a Comunidade Maria Alves Barbosa, tendo por padroeiro o dito santo, nos dias 19 e 20 de outubro houve, às 18h30, a Recitação do Terço, Celebração da Palavra e Distribuição da Comunhão e as Orações do Tríduo. No dia 21, no mesmo horário, houve a Recitação do Terço e a Santa Missa seguida das Orações do Tríduo.

Por fim, para encerrar os festejos em honra de São João Paulo II, no dia 22 do mês de outubro, aconteceu as 16h30 a Santa Missa no Salão da Comunidade e, em seguida, a procissão com a imagem do Santo Padroeiro da Comunidade.

FOTOS AQUI