COM MUITA ALEGRIA ACOLHEMOS MAIS DE 1000 JOVENS PARA O DNJ23

O Dia Nacional da Juventude (DNJ) aconteceu nesse ano na Paróquia de São José Operário, no bairro do Tejuco.  O evento é voltado para toda a juventude católica, com o intuito de evangelização dos jovens.

São João Paulo II fala do seguinte modo aos jovens: “Caros jovens, só Jesus conhece o vosso coração e os vossos anseios mais profundos. Só Ele, que vos amou até à morte (cf. Jo13, 1) é capaz de saciar as vossas aspirações. As suas palavras são de vida eterna, palavras que dão sentido à vida. Ninguém, senão Jesus, poderá dar-vos a verdadeira felicidade” (Mensagem em preparação para a Jornada Diocesana da Juventude – 08/03/2003).

Assim, os jovens necessitam - através da sua força e vigor próprios do modo e jeito de serem – de serem evangelizados e serem, também, propagadores do Grande Amor de Deus para os outros jovens e para o mundo. É este Amor a ser difundido é o mesmo com o qual nos sentimos amados todos os dias e por Ele somos, movemos e somos.

Para isso, a programação do DNJ, realizado no dia 29 do mês de outubro, deste ano de 2023 na paróquia tejucana se consolidou do seguinte modo: às 08h00 houve a concentração e chegada dos grupos jovens na praça da Comunidade Estalagem. Durante a concentração houve animação e credenciamentos dos jovens participantes do evento. Logo após, às 09h00, a caminhada dos jovens rumo à Igreja Matriz de São José. Para a caminhada, os jovens carregaram o andor contendo as imagens de Nossa Senhora do Pilar, padroeira da Diocese de São João del-Rei, e de São João Bosco, patrono da juventude. Às 09h30 ocorreu a Adoração ao Santíssimo Sacramento, sendo um momento profundo e marcante do encontro. De 10h30 ao 12h00 houve a fala vocacional em que cada grupo/congregação/seminário presentes no território diocesano se apresentaram aos jovens, a fim de promoverem seus carismas. Após o almoço, houve às 13h30 a caminhada para as comunidades da paróquia. Antes, cada grupo de separou de acordo com a cor de seu crachá. À chegada nas comunidades, os jovens receberam formação dos seminaristas encarregados. Na volta dos grupos que foram para as comunidades, a Via-Sacra foi sendo rezada durante a volta, bem como o canto e animações para a acolhidas dos grupos no salão do Centro de Pastoral Mons. Juvenal. Estando todos, por volta das 17h10, na Igreja Matriz, houve a recitação do Terço com os jovens, em vista da preparação para a Santa Missa de encerramento às 17h30, sendo presidida pelo Sr. Bispo Diocesano, Dom José Eudes, e concelebrada pelo pároco e demais padres presentes. Por fim, ao término da Missa, houve o anúncio do DNJ do próximo ano, em Carrancas. Após o anúncio, aconteceu a troca das imagens de N. S. do Pilar e São João Bosco, patronos do DNJ, para o grupo de jovens de Carrancas realizado pelo JUPAM (Jovens Ungidos Para a Missão – grupo juvenil da Paróquia de São José).

VEJAM AS FOTOS AQUI