Devoção a Santa Rosa de Lima possui momento festivo.

Rosa de Lima (Lima, 20 de abril de 1586 - Lima, 30 de agosto de 1617), foi uma mística da Ordem Terceira Dominicana canonizada pelo Papa Clemente X em 1671. Santa Rosa é a primeira santa nativa da América e padroeira do Peru.

Nascida em Lima no ano de 1586, era descendente de conquistadores espanhóis. Seu nome de batismo era Isabel Flores y Oliva, mas a extraordinária beleza da criança motivou a mudança do nome de Isabel para Rosa, ao que ela acrescentou o de Santa Maria. Seus pais eram Gaspar de Flores, espanhol arcabuz do Vice-Rei e Maria Oliva, limenha. Era a terceira dos onze filhos do casal.

Seus pais antes ricos tornaram-se pobres devido ao insucesso numa empresa de mineração e ela cresceu na pobreza, trabalhando na terra e na costura até altas horas da noite para ajudar no sustento da família. Cultivava as rosas de seu próprio jardim e as vendia no mercado e por isso é tida como patrona das floristas. Diz-se que tangia graciosa a viola e a harpa e tinha voz doce e melodiosa. Além de muito bela, Rosa era tida como a moça mais virtuosa e prendada de Lima.

Foi pretendida pelos jovens mais ricos e distintos de Lima e arredores, mas a todos rejeitou, por amar a Cristo como esposo. Em idade de casar, fez o voto de castidade e tomou o hábito da Ordem Terceira Dominicana, após lutar contra o desejo contrário dos pais. Construiu uma cela estreita e pobre no fundo do quintal da casa dos pais e começou a ter vida religiosa, penitenciando seu corpo com jejuns e cilícios dolorosos e conta-se que utilizava muitas vezes um aro de prata guarnecido com fincos, semelhante a uma coroa de espinhos. Foi extremamente bondosa e caridosa para com todos, especialmente para com os índios e negros, aos quais prestava os serviços mais humildes em caso de doença.

Programação

De 12 a 17 de agosto
18h30min Oração do Terço e novena.

Dia 18 de agosto
18h30min Oração do Terço.
19h Missa e novena.

Dia 19 de agosto
8h30 Recitação do Terço.
19h Celebração da Palavra com comunhão e, em seguida, novena.

Dia 20 de agosto
18h30min Oração do Terço.
19h Celebração da Palavra com distribuição da Eucaristia e novena.

Dia 21 de agosto – Dia maior da festa
06h Alvorada festiva.
15h Missa festiva, em seguida, procissão.
Durante todo esse dia, a capela estará aberta para a visitação dos fiéis e devotos de Santa Rosa de Lima.

Do dia 18 a 21 de agosto após a novena haverá movimento de barracas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS