Tradição marca celebração à Nossa Senhora do Rosário

Uma das mais tradicionais festas da cidade acontecem no distrito do Rio das Mortes, comunidade paroquial pertencente a Paróquia de São José Operário. A festividade de Congado em louvor a Nossa Senhora do Rosário tem 336 anos de existência.

Dos dias 20 a 22 de outubro, na Igreja de Santo Antônio acontecem o tríduo preparatório da festa. No domingo, dia maior, dedicado a Virgem Maria sob o título de Senhora do Rosário, as celebrações começam já na primeira hora da madrugada.

O costume tricentenário é marcado pelas batidas musicais do congado, a festa de reis e rainhas e a procissão com a imagem da santa, que percorre as ruas da comunidade.

Confira a programação:

Dia 20 de outubro – Quinta-feira
19h30 – Celebração da Santa Missa e orações do Tríduo

Dia 21 de outubro – Sexta-feira
19h – Celebração da Santa Missa e orações do Tríduo

Dia 22 de outubro
20h  – Celebração da Santa Missa e orações do Tríduo

Dia 23 de outubro – Domingo
Dia dedicado à Nossa Senhora do Rosário
0h – Alvorada festiva com a presença do grupo de congado
12h30 – Santa Missa Solene
15h30 – Posse de Reis e Rainhas
17h30 – Procissão com a veneranda imagem de Nossa Senhora do Rosário e logo após, benção do Santíssimo Sacramento do Altar.
19h – Queima de fogos e entrega das coroas.