JOVENS PAROQUIANOS RECEBEM O SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO

Na última sexta-feira (11), 50 jovens da paróquia de São José receberam o sacramento da Crisma. Considerado o ultimo sacramento da iniciação cristã, estes adolescentes foram ungidos pelas mãos do bispo diocesano, Dom Célio de Oliveira Goulart, com o óleo do Crisma.
Após 9 meses de catequese e encontros os crismandos se tornaram aptos a receber este sacramento tão importante. Enquanto que no Batismo a vida recebida é graça que nos renova e transforma, na Confirmação esta mesma vida é dom que devemos testemunhar e partilhar. Por isso o crismado deve estar consciente do seu lugar na Igreja, na comunidade eclesial, e do seu dever de testemunhar o Cristo sendo, como se diz, um soldado do Senhor.
Afirma-se que a Crisma aperfeiçoa a graça batismal no sentido de torná-la "madura", aperfeiçoada, plenamente desenvolvida. No Batismo, nós recebemos o Espírito do Cristo Ressuscitado; ele nos é dado como vida divina, vida nova, vida eterna que faz de nós novas criaturas. O Sacramento da Crisma é o que leva esta vida na Graça, recebida no Batismo, à sua maturidade.
Na Crisma, o Espírito que nos tinha sido dado como vida, nos é dado como Força divina, que nos dá a capacidade de testemunhar Jesus, de anunciar o Evangelho e assumir ativamente nosso lugar na comunidade eclesial.  Não é que o Batismo seja incompleto e necessite ser completado. O sentido é outro: a Confirmação nos dá a graça da maturidade cristã, de tal modo que a vida nova recebida no Batismo pode e deve, agora com a Crisma, ser testemunhada e transbordada para os outros com a graça deste Sacramento.

Veja fotos aqui