JOVENS DE COMUNIDADES PAROQUIAIS RECEBEM O SACRAMENTO DA CRISMA

Jovens e adultos das comunidades do Rio das Mortes e Canela, pertencente a Paróquia de São José Operário, receberam nesta terça-feira (29) o sacramento da Crisma. A celebração realizada na igreja de Santo Antônio do Rio das Mortes foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Célio, e concelebrada pelo pároco, pe. Vinícius Idefonso Campos.

Ao todo foram 46 jovens e adultos que foram ungidos pelas mãos do pastor Célio.  Durante nove meses de preparação com encontros semanais os crismandos foram catequisados sobre doutrina da igreja e também o papel do jovem no contexto do serviço paroquial e na sociedade como cristãos católicos. Quatro catequistas se dedicaram neste período ao serviço da Pastoral da Crisma, ensinando a  estes jovens para estarem aptos a receberem o terceiro sacramento da Iniciação Cristã.

Em sua homilia, Dom Célio falou sobre a importância deste sacramento para estes crismandos. Também enfatizou a necessidade dos mesmos se inserirem nos mais diversos serviços da comunidade paroquial, colaborando assim para o trabalho de evangelização, missão essa de todos os membros da Igreja.

A Crisma ou confirmação do batismo é o sacramento do compromisso missionário na comunidade, no qual o jovem recebe o óleo composto de azeite e bálsamo, consagrado pelo bispo que faz a unção na fronte do crismando, confirmando o seu batismo. O jovem se compromete com a vida cristã. A figura do padrinho ou madrinha representa um segundo pai, ou uma segunda mãe, alguém em que se confia e a que se tem como exemplo no fiel seguimento dos ensinamentos de Jesus Cristo.

No final da celebração eucarística, o bispo diocesano entregou uma lembrança para cada crismado e deixou uma mensagem para que os jovens façam diferença nas suas famílias, na sua comunidade, lembrando do compromisso e do aprendizado que tiveram nestes meses de formação. E mais uma vez reforçou para que os jovens atuem em movimentos e pastorais da comunidade paroquial e participem do grupo de jovens.

Veja mais fotos da Crisma aqui